Campus Erechim do IFRS oferece 108 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos para ingresso neste semestre

Inscrições são gratuitas e estão abertas até 13 de fevereiro.

Está interessado em iniciar um curso técnico ou superior gratuito ainda no primeiro semestre de 2025? Fique atento a esta oportunidade! O Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para 108 vagas remanescentes. As inscrições podem ser realizadas até 13 de fevereiro de 2025, exclusivamente pelo site http://www.ingresso.ifrs.edu.br. A ocupação das vagas será por ordem de inscrição, e os candidatos devem enviar a documentação necessária, conforme informado no Edital nº 09/2025, disponível no mesmo site. É possível enviar fotos ou digitalizar os documentos em PDF. As inscrições são gratuitas para todos os cursos.

Confira os cursos com vagas disponíveis no Campus Erechim:

Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já possui o Ensino Médio completo):

  • Técnico em Agroindústria (noturno, 3 semestres): 9 vagas
  • Técnico em Mecânica (noturno, 4 semestres): 12 vagas
  • Técnico em Modelagem do Vestuário (noturno, 3 semestres): 22 vagas
  • Técnico em Vendas (noturno, 3 semestres): 12 vagas

Cursos Superiores (bacharelados e tecnólogos):

  • Engenharia de Alimentos (noturno, 11 semestres): 22 vagas
  • Engenharia Mecânica (diurno, 10 semestres): 11 vagas
  • Tecnologia em Design de Moda (noturno, 6 semestres): 20 vagas

Sobre a inscrição
As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2025, exclusivamente via internet, pelo botão de inscrições em http://www.ingresso.ifrs.edu.br. O candidato poderá se inscrever em apenas um dos cursos ofertados, e a classificação ocorrerá por ordem de inscrição. Para realizar a inscrição, é necessário ter login e senha de acesso à conta no http://Portal Gov.br, que facilita o acesso a serviços públicos. Caso ainda não tenha cadastro, o interessado precisa criá-lo.

Requisitos para cursos superiores
Para se inscrever em vagas de cursos superiores, o candidato deve:

  • Ter realizado o exame de seleção para curso superior de graduação do IFRS (prova do IFRS) a partir do Processo Seletivo 2019/01 e não ter sido classificado como “eliminado”; ou
  • Ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação (notas de treineiros não serão consideradas).

É importante ressaltar que as notas (da prova do IFRS ou do Enem) não serão utilizadas para fins de classificação. A classificação, tanto para cursos técnicos quanto superiores, será por ordem de inscrição no sistema do IFRS.

Atenção!
Confira todas as informações no edital e anexos, disponíveis em ingresso.ifrs.edu.br. Faça uma leitura atenta do documento e acompanhe as atualizações no site. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail coppid@erechim.ifrs.edu.br.

Por: Comunicação IFRS Campus Erechim

destaque