Na segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Erechim foi local de uma experiência cívica marcante para estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas. Acompanhados pelas professoras, pela diretora de Comunicação da escola, Jéssica Mingori, e pelo coordenador do Projeto Vereador Mirim, Miguel Marmentini, os alunos participaram de uma visita guiada que teve como foco a educação política e a valorização do papel do cidadão na democracia.
Durante a atividade, os estudantes conheceram a história do Legislativo erechinense, acompanharam uma reunião das comissões representativas e interagiram com alguns dos vereadores presentes. O encontro proporcionou um momento de aprendizado prático, no qual os jovens puderam observar de perto o funcionamento da Casa e compreender como as decisões tomadas no plenário impactam diretamente a vida da população.
Segundo as educadoras responsáveis, a visita integra os conteúdos da disciplina de História, que neste momento trabalha com o tema do protagonismo juvenil na sociedade e a construção da história local. “Estamos revisitando momentos marcantes da trajetória de Erechim e levando os alunos a lugares significativos, como forma de ampliar a compreensão sobre o papel das instituições públicas e da cidadania ativa”, explicaram.
Um dos pontos altos da atividade foi o momento de diálogo entre os estudantes e os parlamentares. Antes da visita, em sala de aula, os alunos haviam elaborado uma série de perguntas, que foram feitas diretamente aos vereadores. Entre os questionamentos estavam dúvidas sobre a função e a rotina dos legisladores, a participação popular nas sessões, a escolha das pautas debatidas e a relação entre os poderes Legislativo e Executivo.
Com escuta atenta, os vereadores responderam às perguntas e compartilharam suas trajetórias pessoais na política, incentivando os jovens a se interessarem cada vez mais pela vida pública. Para o Legislativo, a iniciativa reforça o compromisso com a formação cidadã e com o fortalecimento da democracia por meio da aproximação com a comunidade escolar.
A ação integra uma série de visitas institucionais realizadas pelas escolas da cidade à Câmara Municipal, e evidencia a importância de abrir as portas do Parlamento para a juventude — futuros eleitores e, quem sabe, futuros representantes da população.
Por: Ascom Câmara de Vereadores