Brasil tem pior nota da série histórica em ranking da corrupção da Transparência Internacional

Com 34 pontos, o país ocupa a 107ª posição, entre 180 países e territórios.

O Índice de Percepção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo. Produzido pela Transparência Internacional desde 1995, ele avalia 180 países e territórios e atribuindo notas em uma escala entre 0 e 100. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país.

A Transparência Internacional é um movimento global com uma mesma visão: um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção.

E o Índice de Percepção da Corrupção no Brasil em 2024, apontado pela Transparência Internacional alcançou a sua pior nota (34 pontos) e a pior colocação (107º lugar), desde 2012. Em 2024, o país ocupava a 104ª posição, com 36 pontos.

Com a mesma pontuação e dividindo a mesma posição que o Brasil, estão os seguintes países: Argélia, Malauí, Nepal, Níger, Tailândia e Turquia.

No topo do ranking estão, em primeiro lugar, a Dinamarca, com 90 pontos, a Finlândia, com 88 pontos e Cingapura, com 84 pontos. Já, no outro extremo, alcançando os piores índices, estão a Venezuela, com 10 pontos, Somália, com nove e Sudão do Sul, com oito pontos.

corrupção