No primeiro TL News ao vivo de 2023, Tulio Lichtenstein trouxe aos ouvintes os números da economia que não estão mais tão sensíveis à declarações ou aos atos e manifestações ocorridas no último final de semana.
O dólar caiu para o menor valor do ano. A bolsa de valores subiu mais de 1,5% e aproximou-se dos 111 mil pontos. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (10) vendido a R$ 5,202, com queda de R$ 0,056 (-1,06%). A cotação iniciou o dia em alta, mas passou a cair por volta das 11h30, após a abertura do mercado norte-americano.
Já o mercado de ações teve um dia de euforia. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 110.817 pontos, com alta de 1,55%. O indicador foi beneficiado pela alta no preço das commodities e pelo avanço das bolsas norte-americanas.
Um ponto negativo destacado durante a entrevista, foi que a inflação fechou 2022 em 5,79%, ficando mais um ano acima do que fora planejado pelo governo, que tinha um teto de 5%.
Sobre a inflação cabe ressaltar porém, que entre as economias do G20, a inflação no Brasil ficou na 6ª posição entre as menores do grupo. Também teve uma queda significativa em comparação com os 10,06% de 2021, além de também ficar abaixo da Zona do Euro (9,2%), Alemanha (8,6%), Estados Unidos (6,5%) e França (5,9%).
Túlio falou ainda sobre os principais órgãos de gestão, reguladores e fiscalizadores do mercado financeiro do país, que são: CVM – Comissão de Valores Mobiliários, órgão que tem objetivo de fiscalizar e pontuar todo o mercado financeiro; CMN Conselho Monetário Nacional: é o órgão máximo da economia nacional. Ele é o responsável por toda a política monetária brasileira e que gere todo o setor.