As doses chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira remessa, também composta por 1,2 milhão de doses, pousou no Brasil na quinta-feira (13) e está sendo distribuída aos estados e ao Distrito Federal.
O ministério da Saúde espera receber 30 milhões de doses pediátricas da Pfizer até o fim de março.
A campanha de vacinação das crianças foi aberta nesta sexta-feira (14). O primeiro imunizado foi Davi Seremramiwe Xavante, um menino indígena de 8 anos.
Nesta primeira fase, serão imunizadas crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Em seguida, o Ministério da Saúde recomenda que sejam vacinadas as que vivem com pessoas do considerado grupo de risco.
Na sequência, haverá um escalonamento por faixa etária, começando pelos mais velhos.
Até o momento, apenas a vacina da Pfizer está liberada para aplicação em crianças. A diretoria da Anvisa (Agência Nacional Nacional de Vigilância Sanitária) deve decidir na próxima semana se permitirá o uso da Coronavac no público de 3 a 17 anos.
Em agosto, a diretoria da agência negou pedido de uso da Coronavac neste grupo, sob argumento de falta de dados. Integrantes da Anvisa afirmam que o processo, agora, está mais sólido.
Fonte: Folhapress