O dia 11 de outubro é o Dia Nacional da pessoa com deficiência. Por esta razão, os participantes do Projeto de Extensão Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR), do Curso de Educação Física da URI, recebeu na segunda-feira, 09, juntamente com os atletas da equipe Gigantes sobre Rodas, a visita dos estudantes do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Marcelino Ramos.
O objetivo foi proporcionar uma vivência e também mostrar o trabalho realizado pelo projeto. As atividades iniciaram com a apresentação dos participantes da equipe e do projeto onde explicaram sobre as suas lesões e a luta diária de um deficiente físico. Na sequência, o professor Bruno Faleiro explicou sobre o jogo de BCR e suas regras com um jogo de apresentação para os estudantes.
Por meio disso, os alunos puderam acompanhar uma sessão de treino e arbitragem, desenvolvida pela turma 2020, na disciplina de Treinamento Esportivo, sob orientação dos professores Alessandra da Veiga e Bruno Faleiro.
Os visitantes, que estavam acompanhados pelo professor Rodrigo Borges, monitores e integrantes da equipe Gigantes sobre Rodas, também realizaram uma integração por meio do jogo, experienciando, assim, o que é o Basquete em Cadeira de Rodas.
Segundo o professor Rodrigo Borges, “essas vivências servem para aproximar os jovens estudantes da ideia de que a atividade física proporciona qualidade de vida e vai muito além do conceito de performance e alto nível. A Educação Física, hoje, é ferramenta de promoção de qualidade de vida e de valorização do ser, seja pela prática do esporte, da brincadeira, da dança… enfim, essa integração mostra aos estudantes o quanto é importante o conhecimento de tudo que a atividade física proporciona ao ser humano”, concluiu.
Para a professora Alessandra da Veiga, “as ações extensionistas que envolvem a acessibilidade buscam desenvolver de forma integral e igualitária momentos diferenciados no dia a dia das pessoas com deficiência, bem como proporcionar uma melhora na sua condição de saúde, por meio do esporte, fortalecendo assim, o tripé acadêmico, ensino, pesquisa e extensão”.
Por Assessoria de Comunicação