A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um tema de grande importância no contexto educacional brasileiro. Para entender e acompanhar o que é esse documento nesta quarta-feira, 11 de julho, o Conselho dos Secretários Municipais de Educação da região da AMAU (CONSEME), com o apoio dos Conselhos Municipais de Educação e do Fórum Regional de Educação Infantil, promoveu uma capacitação sobre o tema BNCC.
Conhecer e compreender a BNCC são fundamentais para que, a partir disso, cada município elabore uma proposta curricular alinhada com a proposta do MEC – Ministério da Educação.
O evento reuniu 270 participantes, entre secretários
municipais, diretores, professores, coordenadores pedagógicos, rede estadual e rede privada dos 32 municípios da AMAU (Associação de Municípios do Alto Uruguai) e os 19 municípios da AMUNOR (Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense).
A capacitação aconteceu na Universidade Federal da Fronteira Sul de Erechim e foi coordenada pela professora, Marléa Alves, da Undime/RS, que é uma das Coordenadoras Estaduais da Implementação da Base Nacional Comum Curricular.
Na abertura, a coordenadora do CONSEME AMAU e secretária municipal de Educação de Marcelino Ramos, Isabel Regina Ramisch, saudou e agradeceu a presença dos profissionais da Educação, destacou o momento importante de capacitação em preparar a Educação nos municípios para essa realidade.
O vice-presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, que representou os prefeitos da região, destacou que “a vida da gente é feita de oportunidades. Através desta capacitação que o CONSEME AMAU está oportunizando, temos que aproveitar essa oportunidade. Então, em nome dos prefeitos da AMAU, nós queremos agradecer a todos que estão acreditando, estudando, conhecendo para que cada município e em cada escola se monte o melhor currículo e a gente possa construir a melhor educação para nossos filhos. Estamos sempre juntos construindo um país, uma escola, uma cidade muito melhor para todos nós” afirmou o prefeito Juliano. Também esteve presente o Diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Anderson Ribeiro.
Durante a palestra, a professora, Marléa Alves, falou o que é a Base Curricular, a construção referencial curricular gaúcho, orientações e esclarecimentos quanto a implementação da BNCC. Conforme Marléa, a BNCC é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação. É obrigatório para todas as escolas públicas e privadas. Ele vem para que não exista mais diferença entre uma região e outra, cria um padrão de ensino. Define conhecimentos essenciais em todos os alunos da Educação Básica tem o direto de aprender em qualquer lugar do país. É uma política de Estado, não de Governo. Abre espaços específicos para conteúdos locais, Redes e PPPs, onde poderão ensinar além da Base, mas não menos do que ela determina” ressaltou a professora Marléa.
A Base Nacional Curricular Comum foi homologada em 20 de dezembro de 2017 e vem equalizar políticas públicas, vem conferir ao aluno o direito de aprendizagem, aprendizagem essa organizada em progressão, partindo de um referencial metodológico já próprio da educação brasileira que é a matriz de competências e habilidades. E é muito especial pensar que, independentemente, do lugar onde ele se encontra, a partir do próximo ano, todos terão acesso a mesma progressão curricular, isso é de grande importância para a vida estudantil.