Na data de 26 de setembro de 2022, a Brigada Militar de Barão de Cotegipe recebeu denúncia anônima que informava que dois homens oriundos de outras cidades teriam invadido uma casa abandonada no bairro Nossa Senhora Aparecida em Barão de Cotegipe, a mando de uma facção criminosa.
A denúncia anônima citava que tais indivíduos teriam ido até o município de Barão de Cotegipe para restabelecer o tráfico de entorpecentes no município.
De posse destas informações, equipes da Brigada Militar de Barão de Cotegipe, Ponte Preta e Benjamin Constant do Sul deslocaram até o bairro Nossa Senhora Aparecida onde flagraram os dois homens sentados em frente a uma residência abandonada, de posse de uma sacola.
Rapidamente foram abordados, sem que pudessem esboçar reação de fuga e com os mesmos foi encontrado porções prontas para venda, de substâncias similares a cocaína, crack e maconha, também possuíam balança de precisão e um rolo de papel alumínio para embalar as substâncias, bem como seis munições de arma de fogo calibre 38.
Após serem identificados, verificou-se que um dos indivíduos, oriundos do município de Erechim, já havia sido preso em flagrante por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo no dia 14 deste mesmo mês, porém que já havia sido solto pela justiça, também verificou-se que o outro indivíduo era menor de idade, oriundo do município de tapejara.
Após serem identificados, ambos foram encaminhados até a UBS local para exames legais e após até a delegacia de Barão de Cotegipe para registro do fato. O conselho tutelar do município acompanhou a ocorrência.
O indivíduo maior de idade novamente foi autuado em flagrante e encaminhado ao presídio de Erechim, onde segue a disposição da justiça. Os entorpecentes apreendidos foram encaminhados para a perícia técnica juntamente com a balança de precisão e o adolescente entregue ao conselho tutelar.