Os bancos têm alterado a data de fechamento das faturas de cartão de crédito. A medida reduz o intervalo entre a chamada “melhor data de compra” e o dia do pagamento da conta. Na prática, o que ocorre é uma diminuição do período em que o cliente usa o cartão e só paga na fatura seguinte.
Ao encurtar o prazo, as instituições emissoras do cartão conseguem aumentar o ganho com o chamado “float”, o rendimento que obtêm ao aplicar o dinheiro no intervalo entre receber o pagamento do cliente e repassar ao estabelecimento onde foi feita a compra.
O intervalo entre as duas datas chegou a 14 dias na última década. Entretanto, veio caindo e nos últimos anos a prática girava em torno de 10 dias. Logo, se o cliente fizesse a compra no dia seguinte ao fechamento da fatura, tinha até 40 dias para pagar de fato.
Os emissores dos cartões não eram obrigados a oferecer um prazo específico, mas havia um argumento operacional para que ele fosse de dez dias. As faturas eram impressas e enviadas pelos Correios, o que exigia um tempo hábil para que chegassem aos clientes a tempo do vencimento. Com a digitalização e a ascensão das fintechs, a conta agora chega por e-mail e, assim, o intervalo pode ser menor.