Bancadas Federal e Estadual do PL indicam Paparico Bacchi para integrar a CPI da energia elétrica

A indicação foi confirmada na noite desta quinta-feira (07), e o parlamentar irá acompanhar os trabalhos de investigação das empresas distribuidoras.

O nome do deputado Paparico Bacchi foi confirmado pelas Bancadas Federal e Estadual do Partido Liberal (PL), na noite desta quinta-feira (07), para representar a sigla na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia Elétrica, instaurada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O parlamentar será responsável por acompanhar de forma ativa os trabalhos da CPI, que foi criada a partir de requerimento assinado por 19 deputados estaduais e terá como foco a investigação de falhas graves na prestação de serviços pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica no Estado, especialmente a CEEE Equatorial e a RGE.

Segundo o requerimento, os principais objetivos da CPI são apurar as causas do atendimento ineficiente do serviço de distribuição de energia, ausência de informações e diálogo com consumidores, limitação da capacidade de resposta das empresas diante de demandas recorrentes, falta de investimentos por parte das distribuidoras, entre outros problemas.

O documento menciona casos emblemáticos que escancararam a fragilidade do sistema de distribuição no estado, como os apagões provocados pelo ciclone de junho de 2023 e pelo temporal de janeiro de 2024, que deixaram milhares de gaúchos sem energia elétrica por vários dias.

A CPI terá o prazo inicial de quatro meses para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado por mais dois meses, caso necessário.

“Essa comissão representa um passo necessário para darmos respostas concretas à população gaúcha. O que temos visto são famílias e empresas sendo penalizadas pela má prestação dos serviços, especialmente em momentos de vulnerabilidade. Nosso papel será o de buscar a verdade, identificar responsabilidades e cobrar providências com firmeza e seriedade”, afirmou o deputado Paparico Bacchi.

Por Assessoria de Comunicação

CPIenergia elétrica