Nesta quarta-feira (10), o chefe do Legislativo gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), participou de reunião com integrantes da diretoria do Badesul. Durante o encontro, realizado na sede da instituição, em Porto Alegre, o presidente da agência de fomento, Claudio Leite Gastal, assegurou a participação da instituição em parcerias acerca do tema da gestão 2024-2025 da presidência da Assembleia: Reservação de água, irrigação e piscicultura. A audiência com Brito também foi voltada à apresentação de números dos investimentos do Badesul, como a exposição do montante de lucro líquido, que representou R$ 116,3 milhões em 2023.
“Podemos ver muitos investimentos com o setor público, as prefeituras, no setor de máquinas e equipamentos. É importante para o agronegócio constatar que há um parceiro no Estado que procura levar políticas públicas para o interior do Rio Grande”, reconheceu o presidente da Assembleia Legislativa após ouvir os relatos ancorados em dados e cifras.
Em seu momento de explanação, Gastal afirmou que a entidade, como um “agente de Estado”, tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento e o dever de prestar contas. “Em 2023, a irrigação representou 41% de nossa carteira para o setor do agronegócio. Os produtores se preocupam com a questão.”, expressou o líder do banco ao apresentar números e demonstrar apoio à proposta do líder do Parlamento gaúcho, a qual classificou como “fundamental para atender médios, grandes e, principalmente, pequenos agricultores”.
De 2019 A 2023, o Badesul financiou R$ 713 milhões em projetos para irrigação, armazenagem, recuperação de solo e infraestrutura. “Muitas vezes as pessoas não conhecem a magnitude das nossas ações e dos nossos resultados”, admitiu Gastal, que ainda garantiu o envio de representação visando o primeiro encontro regional do RS Sustentável: Cada Gota Conta , que ocorre no dia 26 de abril, em Sobradinho. A série de debates no interior é coordenada pela equipe técnica do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS.