Aviso: temporais isolados e chuvas volumosas

A partir deste sábado (14), uma área de baixa pressão atmosférica que atua entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul favorece a intensificação das chuvas sobre o estado. A chuva se mantém persistente ao longo do dia, com os maiores acumulados (entre 30 e 50 mm) devem ficar concentrados em áreas do Noroeste e região Sul. Já, entre o Norte e o Nordeste gaúcho há risco de temporais no período da tarde, devido ao calor e umidade.

No domingo (15) as chuvas seguem intensas, com risco de chuva forte e acumulados elevados no Noroeste, Centro, Nordeste e, especialmente sobre a região Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 50 mm. Segue o risco para temporais pontuais nestas áreas, principalmente na Serra gaúcha, onde não se descarta a queda de granizo. No final de semana, as rajadas de vento também ganham força e sopram com

Aviso Hidrometeorológico – 197

Moderada a forte intensidade (entre 40 e 50 km/h), podendo ultrapassar os 70 km/h durante os temporais.

Na segunda-feira (16), as chuvas ainda atuam com moderada a forte intensidade no Nordeste do estado, com os maiores volumes entre os Campos de Cima da Serra e o litoral Norte (entre 40 e 70 mm). No restante do estado as instabilidades perdem força gradualmente ao longo do dia e o tempo volta a ficar firme nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai. Tendência: as instabilidades devem continuar atuando sobre a faixa Norte do estado até a quarta (18), mas nas demais regiões o tempo firme e o calor voltam a predominar.

CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS

Em virtude da previsão de chuvas para o estado nos próximos dias, é esperada resposta hidrológica nos rios de menor ordem. Enxurradas podem ocorrer nas áreas de chuvas intensas (volume elevado em um curto espaço de tempo).

 

SALA DE SITUAÇÃO SEMA RS

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

destaque