Aumento da frota de ônibus escolar e construção de nova UBS nas proximidades do Novo Atlântico

O prefeito Paulo Polis esteve em Brasília na semana passada para buscar recursos em diversas áreas, com destaque para a Educação. Durante a visita, o chefe do executivo esteve pessoalmente no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para tratar da renovação da frota de ônibus escolares do município. Os veículos atuais foram adquiridos em 2012 e, após mais de uma década de uso, demandam manutenções frequentes e custosas.

A partir de março, estarão abertas as linhas de financiamento do programa Caminho da Escola, que tem como objetivo renovar a frota de ônibus em todo o país. Polis destacou que Erechim necessita de 10 a 15 novos veículos para atender adequadamente os estudantes. “Os ônibus atuais já têm um bom tempo de uso, e os gastos com manutenção não são pequenos”, afirmou o prefeito.

O programa Caminho da Escola visa garantir o acesso diário e a permanência dos estudantes nas escolas públicas de educação básica, além de facilitar a participação dos alunos em atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de lazer previstas no plano pedagógico das instituições, mesmo quando realizadas fora do ambiente escolar.

Além da renovação da frota, Polis ressaltou a necessidade de ampliar as escolas existentes. “Hoje, temos quatro escolas que serão ampliadas. Esse processo é mais ágil, eficiente e produtivo do que construir uma nova unidade, que depende de uma série de estruturas, como nova direção, gestão, segurança, entre outros requisitos mais complexos”, explicou.

LOA (Lei Orçamentária Anual) começará a ser votada em março, após o período de Carnaval. Somente após a aprovação é que os recursos para projetos como esses serão liberados.

Nova UBS no Bairro Novo Atlântico

Durante a visita a Brasília, o prefeito também se reuniu com técnicos do Ministério da Saúde para tratar da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte médio a grande na região do Bairro Novo Atlântico, próximo aos loteamentos novos na saída para Gaurama.

Polis destacou que o município já possui o projeto pronto, o que agiliza o processo. “Isso facilita, pois o Ministério da Saúde encaminha e faz as adaptações necessárias. Com isso, ganhamos tempo, e, no momento em que os recursos forem liberados, a construção poderá ser iniciada imediatamente”, afirmou.

Por: Edson Machado da Silva

 

destaque