Aulão de Yoga dá início às atividades da Semana da Saúde

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde realizou o primeiro Aulão Público de Yoga no Seminário Nossa Senhora de Fátima. A atividade, que faz parte da Semana da Saúde e dos 105 anos de Erechim, foi ofertada para toda a comunidade e contou com mais de 120 pessoas.

Conforme explicou a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, Erechim destaca a importância da introdução de mais uma Prática Complementar Integrativa no Sistema Único de Saúde (SUS). “Já contamos com rodas de terapia comunitária integrativa, oficinas de musicoterapia comunitária e oficinas plantas medicinais e fitoterapia. E agora o início das atividades de Yoga em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vem com o intuito de trabalhar as questões de ansiedade concentração, meditação e respiração além do movimento do corpo”, pontua.

Esse aulão visa a introdução de uma prática inédita no serviço publico. “Ficamos muito felizes, nesta manhã de segunda-feira, poder contar com essa grande presença das pessoas que vieram prestigiar as nossas atividades, que dão início à Semana da Saúde e que também integram as atividades dos 105 anos de Erechim”, disse Éclesan Palhão.

A secretária de Saúde também relata que o desafio de trazer práticas como essas aos SUS, tem como foco trazer melhorias na qualidade de vida para as pessoas que desenvolveram no período pandêmico depressões, ansiedade, síndrome do pânico dificuldade de voltar a socializar, e demais instalação de doenças. Atividade física, o uso de plantas medicinais, a musicoterapia, são práticas que foram estrategicamente pensadas. Ressalto também que a Diretoria de Saúde Mental, foi a primeira a ter essa iniciativa desenvolvida em ação com êxito, o que fez com que se tomássemos a decisão de ampliar para as Unidades de Saúde e comunidade em geral”, destaca.

Saiba mais sobre yoga

A yoga é prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físicos, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.

Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

A atividade de yoga foi conduzida pelo instrutor Altemir Berti.

 

Por Assessoria de Comunicação