A tão esperada largada da Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2020, vai ser dada neste final de semana. Devido a pandemia do Covid-19, a competição teve d ser suspensa em abril, assim como todas as demais atividades esportivas no Brasil.
Para o Atlântico, o pontapé inicial da temporada, será neste domingo, dia 23, diante do Marreco. Esta partida acontecerá em Erechim, no Ginásio Caldeirão do Galo, a partir das 11h15, com transmissão ao vivo pela TV Brasil e pela LNF TV.
Para que a competição retorne, um rígido protocolo de saúde está sendo adotado pela Liga Nacional e pelos clubes. Haverá drástica redução de público nos ginásio. O torcedor não terá acesso. Já equipes, diretorias entre outros personagens que são fundamentais para uma partida acontecer, também precisarão se adequar.
A ginásio será dividido por zonas e em cada uma delas, apenas os profissionais fundamentais para aquele setor, terão acesso. O Atlântico também já realizou duas testagens e ambas deram negativo para Covid-19 em todos os atletas e comissão técnica.
O Ginásio será higienizado por uma equipe especializada antes de a partida começar. Além disso, a Liga Nacional também adotou protocolo virtual que analisa a condição de saúde de todas as pessoas autorizadas a estar no Ginásio no dia do jogo.
Ambientação
Será uma Liga Nacional histórica e diferente. Dentro de quadra a competição vai celebrar 25 anos de disputas. Mas fora dela, não haverá a vibração do torcedor na arquibancada pela primeira vez.
Isso faz com que os clubes tentem adequar seus ginásios para ter um mínimo de lembranças e energias positivas vindas das arquibancadas. O Atlântico está trabalhando para haver uma ambientação diferente no Caldeirão do Galo e novidades ainda farão parte das partidas ao longo da competição.
O Galo
O Atlântico, finalista em duas oportunidades da Liga Nacional, vai em busca do sonhado título. Esta é sua 19ª temporada consecutiva na competição nacional. Em quadra, o treinador segue sendo Giba, que está no Clube desde meados de 2017.
O elenco passou por reformulação. De 2019, ficaram o goleiro Jackson, o fixo Silva, os alas Lucas e Cléber e os pivôs Barbosinha e Gessé.
Chegaram no início da temporada, o goleiro João Paulo (Joinville), os fixos Sinésio (Joinville) e Grillo (Copagril), além dos alas Vini (ACBF) e Dieguinho (Tubarão), e do pivô Dill (Assoeva).
O elenco ainda tem o goleiro Léo, o fixo Erick e os alas Leonardo e Guto, da base e que integram a equipe principal nesta temporada.
Preparação
A pré-temporada do Atlântico começou em janeiro. A equipe também disputou a Copa Chopinzinho, no PR, onde realizou três jogos, como preparação para estrear na competições previstas em 2020.
Fez ainda um amistoso em casa diante do Passo Fundo, e dois jogos-treino diante do Joaçaba, um em SC e outro em Erechim, antes de a pandemia do Covid-19 pausar a temporada, em 20 de março.
De lá para cá, adotando protocolos, a equipe conseguiu, primeiro regressar aos trabalhos físicos e mais recentemente também aos treinos coletivos.
A Liga 2020
Devido a pandemia do Covid-19, a Liga Nacional de Futsal vem com uma nova fórmula de disputa em 2020. A primeira fase será composta por três grupos, regionalizados.
O Atlântico está no Grupo B, juntamente com ACBF, Cascavel, Joinville, Foz Cataratas, Marreco e Blumenau.
No Grupo A estarão Corinthians, Magnus, Intelli Tempersul, Minas, São José, Praia Clube e Brasília.
E o Grupo C será composto por Tubarão, Campo Mourão, Pato, Assoeva, Jaraguá, Joaçaba e Umuarama.
Classificam-se para as oitavas de final, os cinco primeiros colocados em cada grupo, mais o sexto melhor. E a competição seguirá em formato de play-offs até a grande final.
Números do Atlântico em 2020
6 amistosos (incluindo 3 jogos pela Copa Chopinzinho
3 vitórias
11 gols marcados
9 gols sofridos
Artilharia: Cléber (3), Barbosinha (2), Lucas (1), Dill (1), Gessé (1), Silva (1) e Ian (1)
Serviço do jogo
Atlântico x Marreco
O que: primeira fase da Liga Nacional de Futsal
Quando: domingo, dia 23
Local: Ginásio do CER Atlântico, Erechim
Horário: 11h15
Como assistir: TV Brasil (operadoras de TV, antena parabólica ou sinal aberto em algumas regiões), LNF TV (www.tvnsports.com.br)