A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta quinta-feira (16) em Erechim e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários ao grupo prioritário.
Ainda nesta etapa serão vacinados portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento. Idosos e profissionais da saúde, que ainda não se vacinaram, seguem recebendo a imunização.
Para que possam receber a vacina, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a sua condição. Para as forças de segurança e salvamento é necessário apresentar documento que comprove a atuação ou crachá funcional. Já os caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem possuir CNH categoria C, D e ou E ou crachá funcional.
A estimativa estadual é de que 8.018 pessoas façam parte deste novo grupo, mais os caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo que não estão contabilizados. Estes dados são baseados no Censo Populacional 2010 estimativa 2012. No entanto, Erechim estima, através de base de dados municipais, que apenas portadores de doenças crônicas somem mais de 10 mil pessoas. Acrescentando a este número as demais pessoas que se incluem no grupo prioritário para esta segunda fase, teremos mais de 15 mil pessoas a serem vacinadas nesta etapa.
Cada remessa de doses da vacina enviada pelo Ministério da Saúde é calculada em base de dados populacionais que já estão desatualizados, sendo que o quantitativo recebido é muito inferior ao necessário. Foram recebidas até o momento 15.090 doses e as remessas continuarão semanalmente até o dia 22 de maio com o término da campanha.
O município de Erechim já vacinou até o momento 12.430 idosos, atingindo 93% da população estimada e 2.320 profissionais da saúde.