Associação de Criadores de Suínos inaugura o Restaurante do Porco na Expointer

8% da produção suína do Estado é proveniente do Alto Uruguai

A Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista acompanham diariamente uma das principais feiras agropecuárias do país, a 45ª Expointer. Nesta terça-feira (30), o colega e jornalista Leandro Vesoloski, conversou com o erechinense Valdecir Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS).

A associação que está prestes a completar 50 anos de história, trabalha com o objetivo de auxiliar no melhoramento genético. “Hoje temos uma suinocultura extremamente desenvolvida, não deixa nada a desejar para a suinocultura americana, canadense e europeia. Nós temos a mesma linhagem genética, qualidade sanitária e de produção. Exportamos para mais de 80 países, produzimos cinco milhões de toneladas ano no Brasil. Sem contar que o Rio Grande do Sul é terceiro maior produtor de suínos e o segundo maior exportador”, destacou Folador.

Para termos uma ideia, segundo o presidente, 8% da produção do Estado é proveniente do Alto Uruguai. “A suinocultura tem potencial e capilaridade de transformar as regiões”, afirmou.

O potencial passa também pela grande novidade durante a Expointer, a inauguração do Restaurante do Porco, com deliciosos sabores que a carne de porco tem a oferecer.

destaque