Diariamente passa pela Secretaria de Assistência Social de Erechim um grande número de pessoas em busca de atendimento dentro dos diversos projetos oferecidos pela Prefeitura via Pasta. Ao acompanhar a mãe que se cadastrava para um deles, o estudante João Vitor se deparou com uma novidade: a “Geloteca” instalada nos corredores do local. Abastecida de livros de todos os segmentos, a geladeira transformada em estante chamou a atenção e ganhou a simpatia do adolescente de 16 anos. “Acho que a gente tinha que ler mais, ficar menos no celular e folhear mais livros. Se tivesse mais dessas pela cidade, seria muito legal”, declarou o aluno do 9º ano.
O público de todas as idades tem liberdade para escolher o livro que quer ler e levá-lo para casa. Basta abrir a porta e optar entre revistas, livros didáticos e técnicos, romances e outros. “Queremos difundir o hábito da leitura e oferecer cultura para o público que, à princípio, nos busca por tantos outros motivos. Por isso, não existe controle do empréstimo. Deixamos na consciência de cada um devolver ou não o livro que lê”, explica Linir Zanella, secretária de Assistência Social.
Os interessados em colaborar com o Projeto Geloteca podem fazer suas doações de qualquer tipo de livro diretamente na Secretaria (Avenida Salgado Filho, nº 227, Centro) nos horários de 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.