O Rio Grande do Sul ainda está se recuperando do impacto das enchentes e fortes chuvas que atingiram quase a totalidade dos municípios gaúchos. Os desafios ainda são muitos, mas é preciso avançar e buscar estratégias que minimizem os efeitos de futuros eventos climáticos. Pensando nisso, a Famurs trará como tema principal da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer a prevenção de desastres no RS.
O tradicional encontro da entidade, que reúne prefeitos e gestores municipais para debater o avanço das políticas públicas e garantir a defesa da pauta municipalista gaúcha, acontecerá no dia 29 de agosto, a partir das 9h, no Centro de Eventos Carlos Rivaci Sperotto, da Farsul, localizado no Pavilhão 36. A atividade terá como tema “Os desafios e oportunidades da irrigação”.
“A recuperação tem que estar aliada às obras de prevenção. Precisamos além de recuperar, prevenir ou mitigar os efeitos climáticos, construir soluções de prevenção, preparar nossas cidades para serem mais resilientes e sustentáveis”, avaliou o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.
O painel sobre irrigação contará com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, que abordará a política estadual de fomento a irrigação. Também presente, o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marcelo Camardelli Rosa, discutirá a atualização da política de reserva de água. O debate contará ainda com a presença da Emater, que trará exemplos da aplicação na pequena, média e grande propriedade. O painel será mediado pela jornalista e colunista de agronegócio do Grupo RBS, Gisele Loeblein.
Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, técnicos e servidores municipais, bem como autoridades, podem confirmar sua participação na Assembleia Geral de Prefeitos em bit.ly/assembleiaexpointer2024. O certificado de participação será encaminhado pelo Sympla, após encerramento do evento.
|