As vantagens e desvantagens em converter um ficheiro pdf em word

Pouca gente sabe, mas uma das pesquisas mais populares nos motores de busca da internet é “como passar de PDF para Word”. De facto, os ficheiros PDF são extremamente úteis e eficazes para partilhar informação e documentação sensível, mas a verdade é que, muitas vezes, acabamos por necessitar de editar um desses ficheiros. E, como isso não é possível, a única solução passa por fazer a conversão.

 

Felizmente existem já disponíveis várias ferramentas digitais no mercado online que disponibilizam essa funcionalidade de forma simples, rápida e fácil, graças a um interface intuitivo. E, o melhor de tudo, é que são quase sempre totalmente gratuitas. Ou seja, já não há desculpa para que não sodapdf, uma vez que até os menos habituados a recorrer a este tipo de solução o conseguirão fazer em poucos passos.

 

É um paradoxo, mas uma das mais vantagens dos ficheiros PDF é também a sua maior desvantagem. Estamos a falar, claro, da dificuldade que é em editar um desses ficheiros. No entanto, se por um lado podemos pensar facilmente em algumas vantagens em proceder a essa conversão, por outro lado também nos interrogamos se existem desvantagens. Afinal de contas, se o PDF é um ficheiro trancado, deve haver alguma razão para que seja assim. Vamos então por partes.

 

AS VANTAGENS

É fácil entender os benefícios da conversão de um ficheiro PDF em Word. O mais óbvio é a possibilidade de voltarmos a editar o documento, seja para corrigir erros ou gralhas, seja para adicionar nova informação ou mesmo para alterar a formatação do ficheiro. Depois de transformar o documento em Word pode voltar, fácil e calmamente, a fazer as alterações que bem entender, utilizando qualquer software de processamento de texto.

 

Além disso, pode também voltar a converter o documento em PDF quando tiver terminado a edição. Depois de convertido em PDF, o documento volta a estar disponível para partilha com terceiros, sem perder qualquer qualidade ou formatação original. Isso significa que pode ser aberto e lido por qualquer pessoa, êndepdneetmente do dispositivo, sistema operativo ou software que utilizam.

 

AS DEVANTAGENS

Esta é agora a pergunta que se coloca: existem então desvantagens em efectuar este procedimento de converter um ficheiro PDF em Word? E se existem, quais serão? Infelizmente, utilizar um conversor para fazer esta operação não é uma solução mágica, que resolve todos os problemas. Começando logo pelo facto de que, muitas destas soluções online, não são realmente boas.

 

Ou seja, retornar um documento ao formato original de Word é muito difícil e um desafio para a mixaria dos conversores. Isso acontece porque os ficheiros PDF são criados após a criação virtual de uma opção de impressão numa folha branca de papel. E, ao contrários de outros tipos de ficheiros, não existem propriamente um modelo pré-definido de como eles objectos são colocados na página. O que significa que, se não escolher um bom software de conversão, pode vir a ter um documento Word de má qualidade, desformatado ou, simplesmente, diferente do original.