Inicialmente, foram abordados o conceito, os princípios da arquitetura sustentável e soluções como a energia fotovoltaica, o reuso da água da chuva, entre outras. Os alunos também conheceram o equipamento conhecido como Heliodon e puderam presenciar a análise de uma maquete com base na simulação da trajetória solar e da incidência dos raios solares.
Os estudantes aprenderam, igualmente, a utilizar o anemômetro, equipamento meteorológico que é usado para mensurar a velocidade e a direção do vento e o luxímetro, aparelho que mede a intensidade da luz que chega a seu sensor. O uso adequado das lâmpadas com base na sua temperatura de cor também foi debatido e a parede com diversos tipos de lâmpada se tornou o destaque das atividades.
Os alunos também puderam presenciar o túnel de vento criado pelos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e, por último, visitaram o container do Curso e vivenciaram a aplicação de novas tecnologias na compreensão da Arquitetura e seus elementos.
Este é o segundo ano de realização destas atividades e de acordo com o professor Darllan Fabiani da Silva Santos, “a arquitetura colabora para o processo de educação ambiental e atua como um agente disseminador e indispensável no desenvolvimento sustentável de um país”.
Por Ascom