Áreas com risco meteorológico no Rio Grande do Sul nos próximos dias

A Sala de Situação do RS atualiza a previsão da condição meteorológica para os próximos dias. Na quarta-feira (22), estão favorecidas chuva e vento pontualmente fortes acompanhados de descargas elétricas e eventual queda de granizo sobre o Oeste, Campanha, Missões, Centro e Sul. As chuvas serão mais intensas no Oeste, Campanha e Sul gaúcho, trazendo acumulados entre 80 e 130 mm/dia. Os ventos sopram de norte/noroeste em torno dos 40 aos 60 km/h em áreas da metade Norte e Oeste gaúcho.

Na quinta-feira (23), os temporais isolados se espalham sobre o RS, com acumulados variando entre 30 a 80 mm/dia, passando dos 100 mm/dia em pontos do Centro, Missões e Noroeste gaúcho. Além disso, os ventos de sul/sudeste ganham força na metade Sul, com rajadas passando dos 60 km/h, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.

Na sexta-feira (24), o tempo permanece instável sobre o estado, com chuvas moderadas a fortes na Costa Doce, RMPOA, Norte, Serra e Litoral Norte, trazendo volumes entre 30 e 45 mm/dia, devido a um ciclone que estará atuando sobre o oceano. Os ventos sopram constantes de sudoeste/sul sobre todas as regiões, com velocidade em torno dos 50 a 70 km/h, especialmente na faixa Leste e Litoral, onde pontualmente pode chegar aos 80 km/h, favorecendo a ressaca.

A tendência é que, na madrugada do sábado (25), ainda ocorram chuviscos na faixa Leste e Serra gaúcha mas, ao longo do dia, o tempo firme volta a predominar e o mar permanece agitado.

Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 80 e 130 mm sobre as regiões Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Vale do Rio Pardo, Centro e Noroeste, devendo passar pontualmente dos 150 mm no Oeste, Campanha e Sul do Estado.

A Defesa Civil orienta que a população não retorne para áreas alagadas ou inundadas. Também recomenda atenção para quem mora em áreas de encosta ou declive acentuado em razão do risco de deslizamentos de terra. Procure informações de prevenção junto à prefeitura da sua cidade.

Fonte: defesacivil.rs.gov.br

destaque