Fenômeno ótico formou um anel com cores do arco-íris ao redor do sol no início da tarde desta terça-feira, 07 de novembro em Erechim, e chamou atenção de quem conseguiu presenciar a imagem.
Segundo já divulgado anteriormente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é conhecido como halo e acontece quando o reflexo do sol encontra cristais de gelo dentro das nuvens.
Ainda conforme o Inmet, cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é tão incomum.
No final da tarde do dia 21 de março deste ano, a Capital da Amizade já havia presenciado fenômeno semelhante. Na data, a cidade acabou iluminada por três sóis e diversos arco-íris. De acordo com sites especializados, na época ocorreu um parélio, fenômeno ótico atmosférico associado à reflexão e refração da luz solar por pequenos cristais de gelo provenientes de nuvens do tipo cirrus ou cirrostratus. Como no momento do fenômeno, o sol estava na linha do horizonte, formaram-se na ilusão de ótica, dois parélios, um em cada lado do sol.
Já a formação dos múltiplos arco-íris pode ter se originado devido aos raios solares estarem passando por nuvens altas, carregadas de cristais de gelo.
Por Alan Dias / JBV Online