Com a intensa urbanização pela qual a cidade passou ao longo das últimas décadas, a preocupação com a qualidade de vida vem ganhando maior urgência. Nesse intuito, para ampliar o acesso à saúde integral ao cidadão, a arborização adequada pode auxiliar em melhorias como a qualidade do ar nos centros urbanos, redução da poluição sonora e consumo de energia bem como promover conforto térmico, além de beneficiar a cidade com a estética devido a sua beleza.
O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira conta que após estudos, pesquisadores afirmam que a arborização dos centros urbanos integrando o ser humano ao meio ambiente pode auxiliar no desempenho e humor. “A aproximação à natureza também pode auxiliar na redução da criminalidade, bem como pode reduzir a internação de pacientes e ao uso de drogas”, disse o titular da pasta.
A arborização urbana nada mais é do que um conjunto de árvores presentes em vias públicas, sejam elas em calçadas, passeios públicos, parques e espaços verdes. Com o reflorestamento bem planejado podem precaver diversos problemas futuros, como por exemplo: calçadas quebradas, galhos de árvores conflitantes com a rede de energia elétrica e iluminação pública, e conflitos com rede de água e esgoto.
Desde 2012, Erechim desenvolve ações a partir do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que define o que pode e não pode ser cultivado em áreas públicas, principalmente em calçadas, e desse plano resultou o Manual de Arborização Urbana de Erechim, que está publicado em sua 4ª edição. A Secretaria do Meio Ambiente é responsável pelo plantio, poda, corte ou transplante nas áreas comuns.
Segundo Moreira, quanto mais poda necessita um vegetal, mais inadequado ele está para aquele espaço onde se encontra. “Toda a comunidade pode acessar as informações no portal da Secretaria, bem como a cartilha que traz os exemplos de árvores a serem plantadas de forma mais adequada em cada espaço, além de solicitar as orientações e vistorias sobre podas através do link: http://portal.sysnova.com.br/erechim”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.
Por Assessoria de Comunicação