Aratiba registra o primeiro caso de coronavírus

Governo reforça a prevenção e está testando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Na segunda- feira (25) a notícia do primeiro caso confirmado de coronavírus em Aratiba mobilizou o governo e a equipe da saúde para as providências necessárias e recomendadas pelos protocolos de saúde. O paciente é o vice- prefeito, Izelso Zin, que apresenta sintomas e está em isolamento domiciliar. Na manhã desta terça- feira, todos os  funcionários da prefeitura foram submetidas ao teste rápido e quem teve contato com o paciente passará a ser monitorado.

Ainda na noite de ontem o prefeito, Guilherme Granzotto e a secretária de Saúde, Mengele Wermeier se pronunciaram sobre o caso. O prefeito destacou que, apesar de ser do grupo de risco, o vice-prefeito Zin “não mediu esforços para colaborar com a prevenção e o cuidado dos munícipes, estando na linha de frente nas ações de enfrentamento do Covid-19. Infelizmente, estamos diante de uma doença perigosa, apesar dos cuidados que tomamos, disse Granzotto. Destacou, também, que a rede de atendimento de Aratiba está preparada para combater a doença e que todas as medidas recomendadas estão sendo tomadas. “Era muito provável que a doença iria chegar a Aratiba, mas com as ações tomadas pelo Governo e com o apoio da população, conseguimos retardar o surgimento de casos. Temos a ciência com o nosso orientador e estamos preparados para cuidar das pessoas e proporcionar o melhor atendimento possível”, disse.

A secretária da saúde destacou que serão respeitados todos os protocolos e reforçou a necessidade de colaboração da população. “Foi com a conscientização das pessoas que evitamos a doença até aqui. Agora estamos diante de uma nova realidade, mas acredito que a nossa população se manterá vigilante e cuidadosa”.

Entre as ações de enfrentamento da doença adotadas pelo Poder Público Municipal estão a compra de respiradores para o Hospital Comunitário, a distribuição de cestas básicas, máscaras e kits de higiene aos moradores, a desinfecção de locais públicos, decretos que determinam o distanciamento social e o uso de máscaras em todos os locais e cuidados no atendimento ao público, instalação de equipamento para desinfecção de veículos na entrada da cidade e auxílio para o cadastro no benefício emergencial. A prefeitura também vai pagar os juros dos empréstimos que os empresários tiverem que tomar por causa da redução da atividade econômica e pagar até 80% dos aluguéis para comerciantes pelo período de um ano, limitado ao valor de R$ 700 por mês.

destaque