O Fundo de Previdência Social de Aratiba (FPSA) foi habilitado no Programa de Certificação e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró Gestão. O programa foi instituído pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, buscando incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a adotarem as práticas de gestão previdenciária.
A certificação foi entregue ao FPSA a partir do processo que envolveu a Unidade Gestora, Conselho de Administração, Comitê de Investimentos e Conselho Fiscal, tendo o apoio da Administração Municipal. De acordo com o Ministério da Previdência, o Pró-Gestão busca aprimorar a administração dos regimes próprios e conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Participaram da entrega da certificação, o prefeito Gilberto Hendges, secretário da Administração, Leonardo Bortolotto, presidente do Fundo de Previdência Social de Aratiba, Rosmari Angoneze, secretário executivo, Nilton Antônio Mocellin, e demais representantes do FPSA.
A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente.
Por Assessoria de Comunicação