Depois de distribuir o kit para os funcionários públicos e toda a população dos bairros da cidade, equipes formadas por agentes e profissionais da saúde com a colaboração de integrantes da Assistência Social e Emater começaram nesta semana a distribuição de kits nas propriedades rurais. Eles vão até as comunidades para levar um kit composto por 2 frascos de álcool gel e duas máscaras e máscaras adicionais para cada integrante da família e repassar informações. O grupo esclarece sobre a importância do uso dos meios de prevenção, a forma correta de uso e da lavagem das máscaras.
A campanha atende as determinações do Decreto Municipal que tornou obrigatório o uso de máscaras nas ruas e em todos os estabelecimentos. A participação da comunidade foi determinante para a rápida confecção das máscaras. Voluntários, pessoas das comunidades, integrantes da assistências social e da Emater, mulheres das comunidades e entidades participaram de um mutirão de confecção de máscaras para que todos os moradores sejam atendidos. “Nossa intenção é dar suporte para as pessoas terem condições de cumprir os decretos municipais e aumentar a segurança dos que precisam se deslocar na cidade e do interior para a cidade para fazer compras ou buscar serviços e também ter acesso à Unidade Básica de Saúde e o Hospital Comunitário”, destaca a secretária da Saúde, Mengele Wermeier.
Além do uso de máscaras está mantido no município o decreto que limita os deslocamentos e as atividades onde há aglomeração de pessoas. O prefeito, Guilherme Granzotto, destaca que a prevenção é uma preocupação constante dos gestores, secretários, profissionais de saúde e por parte do comércio. “Desde os primeiros casos de coronavíus no Brasil e no estado, montamos uma verdadeira força tarefa para tentar evitar a doença no município e temos tido o total apoio dos moradores, que compreenderam que a prevenção é a nossa única arma para combater a pendemia”, disse.
Os dados dão conta de que o município não possui nenhum caso confirmado da doença. Três pessoas com suspeita de terem a doença foram submetidas ao teste do Covid e testaram negativo. Atualmente, 11 pessoas que tem sintomas de gripe comum ou que viajaram para fora do município estão em monitoramento domiciliar.