Aproximação histórica: MDB e Progressistas podem estar juntos no novo governo Polis e Flávio

Os dois partidos que mais estiveram à frente da gestão municipal de Erechim podem caminhar juntos pela primeira vez na história da política local. Se em outros tempos não passou de especulação, agora as agremiações estão com conversas bem adiantadas para que o histórico Progressista faça parte da base governista e componha o alto escalão do governo Polis e Flávio, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Na eleição de 6 de outubro, MDB e Progressistas estiveram em lados opostos, mas com o pleito encerrado, as primeiras conversas iniciaram para uma aproximação. As primeiras tratativas para uma eventual aliança já ocorreram há alguns dias, mas nesta semana a direção dos partidos realizaram a primeira reunião para tratar sobre questões locais e estaduais.

Em conversa com algumas fontes ligadas aos Progressistas, a reunião foi considerada positiva, onde foram abertas portas para que os dois partidos possam eventualmente estar juntos no novo governo Polis. Segundo uma liderança Progressista, foram apresentados espaços para que o partido possa integrar a nova gestão que inicia em janeiro.

Já pelos lados do MDB, a avaliação também foi considerada produtiva. Conforme uma importante liderança emedebista destacou, foram discutidos eventuais espaços que os Progressistas possam ocupar no Palácio Municipal.

Nos bastidores do governo, especula-se que a Secretaria da Assistência Social poderia ficar com o PP, bem como demais espaços em outras secretarias, e até mesmo na composição da base governista no legislativo.

Após a reunião, os Progressistas devem dialogar com a executiva estadual e municipal para apresentar a proposta do MDB. Segundo algumas fontes, a tendência é que, havendo uma aprovação a nível estadual, a executiva Progressista de Erechim deve aceitar o ingresso no governo Polis e Flávio.

Foto: Sirley Ioppi 

destaque