Aprovadas moções do vereador Anacleto Zanella em apoio a medidas do governo federal que visam melhorias em economia e educação

Na sessão ordinária realizada na última quinta-feira (23), foram aprovadas três moções de autoria do vereador Anacleto Zanella (PT) em apoio às seguintes medidas recentes do governo federal: aumento do salário mínimo para R$ 1.320,00 a partir de 1º de maio; correção da tabela de isenção do Imposto de Renda no valor de R$ 2.640,00 também a partir de 1º de maio; e o reajuste das bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) da CAPES e do CNPQ, bem como nas bolsas de iniciação científica de ensino médio, na formação de professores da educação básica e nas bolsas permanência para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade social. Todas as moções foram subscritas pela vereadora Sandra Picoli (PCdoB) e pelos vereadores Ale Dal Zotto (PSB) e Serginho Bento (PT).

Salário mínimo – De acordo com o parlamentar, o aumento do salário e a volta de uma política de reajuste anual com garantia de reposição acima da inflação e aumento real terão grande impacto na economia e na qualidade de vida da população. “São medidas que provocam maior distribuição de renda e beneficiam a população de baixa renda de todos os municípios do Alto Uruguai, que tem mais de 30 mil beneficiários do salário mínimo”, afirma.

Imposto de Renda – Anacleto ressalta que a correção da tabela do IR é uma medida urgente, já que não há reajuste há oito anos. “Neste período, sequer a reposição da inflação foi implementada. Assim, a maioria dos trabalhadores de baixa renda que ganham até três salários mínimos estão pagando Imposto de Renda injustamente”, comenta.

Bolsas na educação – Os expressivos reajustes nas bolsas de auxílio citadas, que variam de 25% a 200%, trarão, de acordo com o vereador, benefícios para diversas áreas da sociedade, já que a educação é base para o desenvolvimento do país. “Os valores destas bolsas estavam congelados há dez anos, e, como a educação pública e a ciência foram desprestigiadas pelo governo anterior, é necessário que ambas sejam devidamente recolocadas como prioridade, como requer a maioria da população brasileira”.

Sobre as medidas do governo federal, Anacleto enfatiza: “É por isso que trabalhamos pela eleição do Presidente Lula – para criar políticas públicas para as pessoas que mais precisam. A elevação do salário mínimo, a correção da tabela do Imposto de Renda e o reajuste às bolsas estudantis, de Graduação e de Pós-Graduação caminham nessa direção”.

Por Assessoria de Comunicação 

economiaeducação