Durante a sessão ordinária de terça-feira (27), foi aprovada no plenário uma moção de autoria do vereador Anax Pezzin (Republicanos) em repúdio às manifestações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao conflito na Faixa de Gaza, em especial no que diz respeito às ações do governo de Israel contra a população palestina. Para o parlamentar, a postura do chefe do Executivo brasileiro foi “inadequada”, pois utilizou “palavras e argumentos dissociados da realidade”.
“As comparações e argumentos quando em coletiva de imprensa, pronunciamentos oficiais, muito mais que ofensivos, pejorativos e insensatos, profanaram a honra de milhões de mortos, consolidando-se desnecessária e inegável ofensa a toda comunidade judaica”, afirma Anax, que equipara a posição do presidente a de ditadores, pois, em sua visão, “mantém intolerância, desrespeito e antissemitismo como práticas aceitáveis”.
Após aprovação no plenário, a moção foi encaminhada às presidências da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Por Assessoria de Comunicação