Após um acidente envolvendo o caminhão guindaste que realizaria o içamento, o radar meteorológico será instalado provisoriamente em Porto Alegre, anunciou o governo do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (5). A ideia inicial era que o equipamento ficasse no Morro São João, em Montenegro, a cerca de 70 km da capital.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a empresa contratada para o fornecimento do serviço avaliou que, neste momento, não é possível o acesso terrestre para a sequência da operação em Montenegro. A pasta acrescenta que a solução “cumpre o cronograma, até que seja estabelecida uma solução definitiva”.
Segundo o governo, o Morro São João segue sendo a opção de local de instalação definitiva do equipamento. O Morro da Polícia, em Porto Alegre, já havia sido apontado como uma opção tecnicamente viável para instalação do radar durante os estudos preliminares.
A instalação do radar deve ocorrer até a sexta-feira (9). O processo de calibração é a primeira etapa para início da operação de monitoramento.
O equipamento veio da República Tcheca e chegou ao Brasil em junho, durante as enchentes que deixaram 182 mortos, 29 desaparecidos e 806 feridos. O radar vai monitorar dados meteorológicos em uma raio de 150 km e prevê atualizações a cada 15 segundos.
“Eles serão mais assertivos, ou seja, terão informações mais claras, direcionadas, e ainda mais precisas do ponto de vista temporal, com possibilidade de previsão e produção de alertas entre 3 a 6 horas de antecedência em relação ao fenômeno meteorológico extremo”, sustenta o governo.
Radar meteorológico — Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por g1 RS