Após 80 dias, professores e técnicos de instituições federais encerram greve iniciada em abril

Em Erechim, o maior impacto da greve ocorreu no Instituto Federal/RS, que chegou a ter o calendário acadêmico suspenso por 42 dias.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), definiu em plenária ocorrida no último sábado (22), pelo fim da greve iniciada em abril. Segundo a entidade, as propostas de reajuste para as duas categorias foram aprovadas por 89 votos a 15.

O  Sinasefe informou ainda, que a greve dos professores e dos técnicos será suspensa logo após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. A expectativa é que isso ocorra nesta quarta-feira (26).

Neste domingo (23), foi a vez dos professores das universidades federais decidiram encerrar a greve nacional dos docentes, deflagrada em abril deste ano em instituições de ensino superior de todo o país.

A decisão foi tomada após a conclusão de assembleias estaduais, que reuniram maioria de votos a favor da proposta de reajuste enviada pelo governo. Ainda segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a assinatura do acordo também deverá ocorrer na quarta-feira (23).

Já a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) deve se reunir nesta segunda (24) para reavaliar as estratégias em relação à categoria.

federaisgreveprofessores