Sediar uma fase inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um dos eventos mais importantes dentro do calendário da cultura gaúcha.
Erechim voltará a sediar este evento, após 15 anos. Será neste final de semana, entre os dias 20 e 21, tendo apresentações no CTG Sentinela da Querência e também junto ao Pólo de Cultura, no Parque da Accie.
“Graças ao apoio com o Poder Público Municipal, estamos conseguindo viabilizar a edição de uma das fases do Inter-Regional em nossa região, na cidade de Erechim. Esperamos que o público vá ao evento e assista in-loco as apresentações. Estamos preparando a estrutura para que todos possam curtir este momento importante da cultura do nosso Estado”, enfatiza o coordenador da 19ª Região Tradicionalista, que tem sede em Erechim, Aldair Menosso.
“Para a nossa população certamente este evento é muito importante, pois além de promover a cidade, traz benefícios econômicos grandes, movimenta o turismo em toda a região, fazendo com que a divulgação da nossa cidade e do Alto Uruguai enalteça cada vez mais a ‘capital da amizade’. É um evento onde toda população tem contato maior com a cultura do nosso Estado, podendo aprender e apreciar cada vez mais a cultura gaúcha e o tradicionalismo, assim agregar também cada vez mais as pessoas que cultivam e levam a tradição para todos o cantos do Rio Grande do Sul”, acrescenta a vice-presidente da Comissão Organizadora, Claudia Mânica de Quadros.
A 1ª Inter-Regional do Enart 2022 reunirá tradicionalistas de um terço do Estado, sendo que 10 regiões tradicionalistas estarão competindo em Erechim, na fase que antecipa o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que acontecerá em novembro, em Santa Cruz do Sul.
Diversas modalidades terão seus participantes sendo avaliados em Erechim, e os que obtiveram a pontuação necessária, poderão participar do Enart. A expectativa é de quase 1.000 participantes nas diversas modalidades propostas.
A Inter-Regional em Erechim tem o apoio da prefeitura de Erechim, é organizado pela 19ª Região Tradicionalista, sendo uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Serviço
Primeira Inter-Regional do Enart
O que: fase classificatória que reúne representantes de 10 regiões tradicionalistas do RS, com classificatórias para o Enart 2022
Quando: dias 20 e 21 de agosto de 2022
Onde: Pólo de Cultura (Parque da Accie) e CTG Sentinela da Querência – Erechim/RS
Acesso do Público aos eventos: gratuito – sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade
Alimentação: restaurante e food truck
Transmissão ao vivo: YouTube (19ª Região Tradicionalista)
Participação de representantes das 7ª, 8ª 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª Regiões Tradicionalistas do RS
PROGRAMAÇÃO
Sábado, dia 20 de agosto
8h – Palco 2 – Classificatória Declamação Masculina
9h – Palco 3 – Classificatória Danças Gaúchas de Salão
10h – Palco 4 – Intérprete Solista Vocal Masculino
13h30 – Abertura Oficial
14h30 – Palco 1 – Gaita Piano
14h30 – Palco 6 – Classificatória Chula
14h30 – Palco 2 – Classificatória Declamação Feminina
14h30 – Palco 4 – Classificatória Intérprete Solista Vocal Feminino
14h30 – Palco 7 – Sorteio das Danças do 1º Grupo de Danças Tradicionalistas Força B
14h30 – Palco 5 – Causos
Domingo, dia 21
9h – Palco 2 – Final Declamação Masculina
9h – Palco 3 – Final Danças Gaúchas de Salão
9h – Palco 4 – Final Intérprete Solista Vocal Feminino
9h – Palco 5 – Final Declamação Feminina
10h – Palco 6 – Final Chula
12h – Palco 7 – Sorteio das Danças do 1º Grupo de Danças Tradicionalistas Força A. na sequência, apresentações