Anvisa aprova a liberação da vacina contra a varíola do macaco

Agência autorizou uso do imunizante produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic, da Dinamarca, que foi adquirida pelo Ministério da Saúde

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na noite de quinta-feira a liberação da vacina contra a varíola do macaco (monkeypox), produzida pela farmacêutica Bavarian Nordic, na Dinamarca e na Alemanha, e adquirida pelo Ministério da Saúde.

Conforme decisão da última semana em que a agência autorizou a importação e o registro excepcionais de remédios e imunizantes contra doença, desde que aprovados por órgãos reguladores internacionais, a diretoria colegiada da Anvisa usou dados fornecidos pelo FDA (agência reguladora dos Estados), EMA (agência europeia) e do órgão regulador do Reino Unidos para aprovar a vacina que já é aplicada nesses países.

A vacina não foi feita exclusivamente contra a varíola do macaco e sim contra a varíola, doença que foi considerada erradicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1980. Mas, como os dois vírus são similares, o imunizante é usado para prevenir a monkeypox.

A diretora-relatora da Anvisa Meiruze Freitas destacou em seu voto que é esperado que a vacina contra a varíola previna ou reduza a gravidade da infecção pela monkeypox. Todavia, ressaltou ser necessário fazer estudos de monitoramento aqui no Brasil para confirmar a eficácia.

https://drive.google.com/file/d/18RojUw00KMPHrTQn9WBySoNDO8pWiTGT/view

 

Fonte: R7