Ano de retomada da Cultura e Esporte em Erechim

O ano de 2022 foi especial para muitos setores, principalmente para Cultura e o Esporte, que voltaram a promover eventos e competições, com a ampliação da vacinação contra Covid-19 e controle da doença.

Importância da cultura e valorização dos artistas

Os artistas voltaram aos palcos e com o calor do público na plateia. A valorização dos artistas locais perpassou por todos eventos realizados ao longo do ano, conforme explica a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti. “Todos eventos tiveram participação, shows e apresentações de artistas locais e regionais, com um investimento estimado em mais de 620 mil reais”, comenta a secretária.

Na Pracinha de Cultura foram realizados momentos festivos, comemorativos, formativos e culturais para crianças e famílias com objetivo de integração e lazer.

Erechim valoriza a formação artístico cultural, por isso o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – cultural, técnico e profissional atendeu mais de 630 estudantes ao longo do ano, ofertando 26 cursos e tendo formado 19 artistas das áreas de música, teatro, dança e artes visuais no fim deste ano. Em 2022 o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel teve muitas conquistas, desenvolvendo projetos, articulando as quatro áreas (Música, Artes Visuais, Dança, Teatro) de atuação em parcerias com instituições, disseminando arte e cultura, dando assim mais vida para o primeiro ano de junto ao à Secretaria de Cultura e Esporte.

O ano de 2022 foi um ano de muito trabalho com os professores e toda comunidade. Foi iniciada a formação dos professores em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul e o Belas Artes de Joinville. O Centro de Belas Artes também realizou uma parceria para atender com Ballet o Lar das Crianças. Além disso, muitas outras atividades foram realizadas como: arraial junino, recital de inverno, Semana de Arte Moderna, Apresentação da Orquestra e Coral do Belas Artes nos Festejos Farroupilhas; evento do dia da bailarina, viagem de estudo, espetáculo de teatro, de música, Recital de Musicalização, espetáculo de dança, recital de final de ano, além de ter participado ativamente da Cidade da Cultura da Frinape 2022 e no Natal Erechim 2022 – Renovando Sonhos.

O músico e professor, Gleison Juliano Wojciekowski, trabalha há mais de 20 anos na área e comentou esse período pós-pandemia. “Ficamos isolados, com pouco ou nenhum trabalho. No início muitas questões técnicas estavam deficitárias, afinal foi um período longo longe dos palcos, mas gradativamente buscou-se a recuperação. O público acredito que também estava precisando e buscando esse contato com os shows e concertos, com a música ao vivo.  Da forma que esse retorno trouxe um trabalho muito mais intenso que os outros anos”, pontua Wojciekowski.

As datas mais importantes e emblemáticas do ano, convidaram as famílias para compartilhar, se divertir e valorizar a arte e a cultura, como a Páscoa, o aniversário dos 104 anos de Erechim, a Semana Municipal do Hip-hop, Dia Estadual do Patrimônio e o Natal Erechim 2022. Aliás, a decoração natalina foi antecipada para que as pessoas tenham mais tempo para aproveitar a magia e as belezas que as luzes e os enfeites trazem para a cidade.

Neste ano, Erechim voltou a sediar a etapa Inter-regional do ENART, com mil participantes de dez regiões tradicionalistas do Estado e diversos espectadores. Aliás, o tradicionalismo viveu um ano muito especial, com o início dos Festejos Farroupilhas de Erechim, onde foi lançada a Pedra Fundamental do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas na rua Josefina Dalla Rosa, no bairro Boa Vista. As atividades do mês de setembro, promovidas pela 19ª Região Tradicionalista (RT), com apoio do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA) e a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte aconteceram de forma itinerante nas entidades tradicionalistas do município e encerraram com o show na Praça Jayme Lago com Mano Lima e acessibilidade a todos.

Também não faltaram aplausos e talentos na Cidade da Cultura – Viva o seu tempo da Frinape 2022. Foram 150 atrações entre shows, teatro, literatura, orquestras, diversidade étnica e gastronomia típica. Além disso, a 23ª Feira do Livro integrou as atividades com livreiros, lançamentos e pré-lançamentos de livros. O patrono desta edição foi Neivo Zago e o homenageado Ermindo Silva.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, comentou que foi um ano especial para os artistas erechinenses. “Foi um ano cheio de atividades e nossos artistas se destacaram. Tivemos participações na Etapa do Phoenix – Festival Sul-Brasileiro de Dança que aconteceu na cidade e também a dupla do CTG Sentinela da Querência, com a prenda Bianca Pungan Teffili e peão Arthur Manica Sirino, que trouxeram o troféu de primeiro lugar na categoria Dança Gaúcha de Salão da final do ENART, em Santa Cruz. Aliás, no ENART, as invernadas do CTG Sentinela da Querência e do CTG Galpão Campeiro, avançaram na Força A, ficando entre as 20 melhores invernadas do Estado”, pontua a secretária.  A atuação e comprometimento junto ao tradicionalismo reconheceu o trabalho realizado homenageando a secretária Carla Talgatti com a Comenda João de Barro.

A pasta ainda deu início ao programa Cultura é Dez, com diversas apresentações culturais e artísticas pela cidade. O programa visa levar a cultura e a arte para perto da população, com apresentações mensais em locais variados da cidade, todo dia 10, com ações que prometem se intensificar no ano de 2023.

O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font e a Biblioteca Municipal Dr Gladstone Osório Mársico também se fizeram presentes no cotidiano da população. O Arquivo consolidou sua posição enquanto ambiente não formal de educação, recebendo desde turmas de Pré A de Escolas Municipais por meio de visitas guiadas ao espaço, até acadêmicos das universidades locais com a realização de passeios guiados pelo centro histórico da cidade e a oferta de oficinas e minicursos.

A Biblioteca Pública também abriu as portas para visitação e realização de atividades escolares no seu espaço, trazendo mais de 600 estudantes para o convívio com o acervo de mais de 35 mil obras. A Biblioteca conta com mais de 10.500 associados e neste ano tivemos 200 novos.

Esporte movimentou mais de 100 mil pessoas

As competições esportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e também com apoio da Prefeitura de Erechim movimentaram muitos atletas, competidores e expectadores.

Entre os Campeonatos Municipais estiveram Copinha Pré-Mirim de Futsal com 8 equipes; 2º Grand Slam Municipal de Voleibol com 8 equipes; Futebol de Campo com 37 equipes; Futebol Sete com 24 equipes; Tênis de Mesa Individual com 48 atletas; Bocha por Equipe com 21 equipes; Recopa com 8 equipes; a Caminhada da Fé na Páscoa, a Rústica Cidade de Erechim 104 Anos com 300 atletas; Municipal e etapa da Liga Gaúcha de Voleibol com 8 equipes; a Olimpíada Estudantil e Etapa Municipal dos JERGS com 8 modalidades e 19 escolas, reunindo 700 estudantes de 10 a 17 anos; Open de Beach tennis com 37 duplas; Futevôlei com 17 duplas; Taça Erechim de Futsal com 143 equipes; Torneio Aberto de Tênis de Mesa com 40 atletas; 2º Open de Xadrez Individual com 70 competidores e Campeonato Bocha Trio e Duplas com 32 equipes.

O atleta Fabiano Bukowski participou de campeonatos de futevôlei, vôlei e futsal. “O ano de 2022 foi marcado pela retomada plena das competições esportivas em nossa cidade. Em função do longo período de inatividade, devido a pandemia, tivemos atletas migrando para novas modalidades e equipes tradicionais acabaram tendo um trabalho grande para reagrupar e fechar seus elencos. Competi este ano em três campeonatos municipais e pude presenciar um sentimento de alegria nunca antes visto em função de podermos retornar ao convívio social. É importante destacar também que novas modalidades esportivas ganharam muitos adeptos em nossa cidade e a Secretaria de Cultura e Esporte vem dedicando atenção especial para fomentar competições como o futevôlei e o beach tennis”, comenta o atleta.

O secretário adjunto de Cultura e Esporte, Ilgue Rossetto, explica ainda que a Prefeitura de Erechim foi parceira de diversas competições. “Tivemos o Estação Verão Erechim com modalidades de beach soccer; vôlei de praia, beach tênis e futevôlei, recebemos também o Gaúcho de Vôlei de Praia, entre tantos eventos grandes”, comenta. Ainda são destaques a Caminhada SESI 17 Km com mais de 400 participantes; o 8º Rally Bike – Pé no Pedal com mais de 400 participantes; a Corrida e Caminhada SESI – São Nicolau com 800 atletas, o 24ª Erechim Rally Brasil com 46 equipes competindo pelos Campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Sul-americano de Rally de Velocidade e público estimado em 50 mil pessoas”, ressalta o secretário adjunto.

As equipes que representam Erechim também fizeram bonito nos campos e nas quadras. O Ypiranga foi vice-campeão do Gauchão 2022 e o Atlântico vice-campeão da Liga Nacional e do Gauchão de Futsal 2022. Ainda foram destaques, atlestas erechinenses no atletismo como Jurandir de Jesus, Alan  Ambrósio e Frannyeliss Candelaria Herrera. No Voleibol, a Escola Vôlei Futuro (EVF) 2022 se destacou em várias competições, as mais significativas foram:  Campeão da Liga Gaúcha Etapa Regional e Terceiro Lugar da Liga Gaúcha Estadual. O Taekwondo trouxe conquistas nunca antes alcançadas e deram muito orgulho a cidade. No Gran Slam Nacional, com duas medalhas de Bronze, na Regional Sul com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, no Super Campeonato Brasileiro com uma medalha de bronze e o Bolsa Atleta Nacional, na Seletiva para a Copa do Brasil com nove medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze e também sendo vice-campeão Gaúcho da Faixa Preta. O maior feito se deu com a conquista de uma medalha de prata, quatro medalhas de bronze e duas bolsas atletas Nacionais na Copa do Brasil.

Por Assessoria de Comunicação

destaque