Com o objetivo de informar a população sobre as propostas dos candidatos à majoritária no município de Erechim, a Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista iniciaram, nesta segunda-feira (16), uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições de 2024. Os temas propostos pelo departamento de jornalismo da emissora incluem perguntas específicas para os candidatos a prefeito e vice-prefeito.
As entrevistas começam às 8h10, e cada candidato tem três minutos cronometrados para responder a cada um dos temas propostos. Caso ultrapasse o limite de tempo, o candidato é interrompido pelo mediador da entrevista.
Na abertura, o candidato dispõe de dois minutos para se apresentar. No encerramento, após a abordagem de todos os temas, o candidato tem mais dois minutos para as considerações finais. Todas as entrevistas são transmitidas em áudio pela Rádio Cultura e em vídeo pelo Facebook da Rádio Cultura e do Jornal Boa Vista.
Os critérios estabelecidos para as entrevistas serão aplicados de forma igualitária a todos os candidatos. Nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, os entrevistados serão os candidatos a vice-prefeito. Já nos dias 23, 24, 25 e 26 de setembro, será a vez dos candidatos a prefeito.
Nesta segunda-feira (16), conforme sorteio, foi a vez de André Luiz Jucoski (PDT), da coligação “Erechim Merece Mais”. Os temas abordados foram: Habitação, Cultura e Lazer, Tecnologia e Inovação, Turismo, Inclusão Social, Transparência na Gestão Pública, Agricultura, Relações Institucionais (com os governos estadual e federal e entidades), e Ligações Regionais (aeroporto e rodovias).
Entre as perguntas, Jucoski respondeu sobre como pretende atender à demanda habitacional de Erechim. Ele também abordou como irá promover as diversas culturas do município, como festivais, feiras e apresentações artísticas.
Jucoski destacou as propostas para o Centro de Inovação e Tecnologia, localizado no Pólo de Cultura da ACCIE, e como pretende promover o município como destino turístico em várias áreas.
Sobre o tema inclusão social, mencionou projetos voltados ao número crescente de idosos em Erechim. Na questão da transparência na gestão pública, elucidou como utilizará a Lei de Acesso à Informação para facilitar o acesso da população aos dados públicos.
Quando questionado sobre as frequentes estiagens que afetam o município e os projetos que pretende implementar para lidar com essa situação, apresentou alternativas do seu projeto de governo. Também falou sobre a implementação de grandes iniciativas e a busca por recursos estaduais e federais, com contrapartidas do município.
Por fim, Jucoski abordou a questão do aeroporto, debatida ao longo de décadas. Atualmente, Erechim opera apenas com aeronaves privadas, sem rotas comerciais. Ele apresentou propostas para viabilizar a implementação de linhas aéreas comerciais.
Aqui, mencionamos os temas e resumimos as perguntas feitas. A entrevista completa pode ser acompanhada através deste link – ACESSE AQUI