Os Amigos da Alegria estão se preparando para mais um encontro de formação neste final de semana. Neste mês de julho os voluntários já realizaram as visitas aos pacientes e familiares, sempre com frequência bimensal: em 8 de julho a ação solidária foi promovida nos hospitais da Unimed e Caridade e, no dia 16, naquele do Santa Terezinha, no COC Erechim – Centro de Câncer, no Centro Hospitalar Santa Mônica e também no Caol – o Centro de Apoio Oncológico Luciano.
O intensivo de musicalização e percussão corporal com a professora Fabiana Lucion, que irá desenvolver o trabalho pela terceira vez com o grupo, será realizado neste sábado e domingo (26 e 27 de julho). “Ela vai trabalhar concentração, jogos, criatividade, por exemplo. Tudo para a gente ter mais subsídios para os nossos atendimentos”, comentou a presidente dos Amigos da Alegria, Janete Fatima Faggion Dei Agnoli. Os voluntários estão sendo convocados para mais esse encontro de formação que, além de proporcionar novos aprendizados que serão colocados em prática durante as visitas, irá fortalecer a conexão entre os próprios membros da associação.
Da Pizzada Beneficente a homenagens: o primeiro semestre dos Amigos
Já no mês de junho, além da tradicional festa junina, os Amigos da Alegria foram agraciados com uma homenagem de acadêmicas de Administração da URI de Erechim através do Projeto Integrador “Cuidar com Alegria: a influência do humor na recuperação de pacientes internados”. Daiane dos Santos Nunes, Gabriela Sitta, Letícia de Mello, Mariana Kalinovski Rodrigues e Rafaela Vitória Gemelli escolheram o grupo para desenvolver técnicas que ajudariam na melhor atuação junto à comunidade. O projeto foi apresentado em 27 de junho, no anfiteatro da universidade, e, segundo a presidente Janete, elas foram avaliadas com a nota 9 pelos professores: “foi muito emocionante! Parecia que aquelas meninas foram do grupo a vida inteira e estavam convidando as pessoas a conhecer os Amigos da Alegria bem do jeito que a gente convida, usando os argumentos que a gente usa para chamar as pessoas a serem voluntárias”. O resultado deverá ser visível à comunidade oportunamente através das redes sociais dos Amigos da Alegria.
Em maio, o grupo também promoveu a sexta edição da “Pizzada Beneficente” que se confirmou como um evento-chave dos Amigos da Alegria que a comunidade de Erechim tem prestigiado e solicitado por novas edições porque, junto à distribuição das pizzas no Restaurante Casa Nostra está garantida a distribuição de abraços e sorrisos na hora da entrega. Um diferencial para quem ajuda na compra que, em contrapartida, tem a finalidade de arrecadar recursos para investir na formação dos voluntários. “A receptividade da comunidade foi sensacional! Na semana anterior à entrega, os ingressos já estavam esgotados. E o pessoal tem comentado que no ano que vem quer de novo o evento, porque além da pizza ser muito saborosa, é maravilhosa a nossa recepção quando vão buscá-la”, disse a presidente. As pizzas que acabam não sendo retiradas sempre são doadas a uma entidade assistencial.
Outra novidade é a “Sacola Literária”, “literalmente uma sacola confeccionada pela nossa voluntária Sandra Dallazen para ficar mais fácil e acessível para as pessoas”, explicou Janete: “os livros estão realmente na sacola, já que não temos uma sede para termos uma biblioteca! Ela costurou uma sacola para colocar os livros que a gente recebe do pessoal que disponibiliza para empréstimo para a nossa associação”. As obras são sempre relacionadas ao trabalho voluntário realizado junto a pacientes e cuidadores.
O aniversário dos Amigos da Alegria vem aí
As atividades do segundo semestre do grupo já foram confirmadas, começando por mais um final de semana de formação com Alexandre Penha em agosto, que atua no Paraná com foco no palhaço social, já que tem uma trajetória profissional enaltecida tanto em hospitais como com trabalhos voluntários realizados em países como Índia, Comboja, Jordânia, Nepal, Haiti e Peru. Em 25 de outubro está marcada a III Olimpíada dos Amigos da Alegria para comemorar o aniversário do grupo, fundado há 13 anos para levar alegria e apoio a pacientes com câncer e familiares. Já em novembro, no dia 26, está marcada a confraternização de final de ano e, para 2 de dezembro, a Cantata Natalina e a homenagem aos parceiros que sempre procuram ajudar o grupo na missão de “transformar com alegria”.
Por: Jornalista responsável: Andressa Collet
Fotos: Arquivo Amigos da Alegria