AMAU repassa recursos ao Hospital Santa Terezinha

O valor é do fundo de reservas de enfrentamento ao Coronavírus

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), através do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, repassou o montante de R$ 69.825,00, para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE).

O fundo de reserva foi constituído com recursos repassados pelo Poder Judiciário da região e tem como finalidade subsidiar ações estratégicas de enfrentamento ao COVID 19, na área de abrangência da AMAU.

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, no âmbito da AMAU, constituído por secretários de Saúde e representantes de entidades da saúde e outras, emitiu mais de 50 orientações aos municípios e Secretarias de Saúde, no sentido de minimizar a transmissão do vírus através da prevenção e das ações preconizadas pelas autoridades de saúde, como Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Um dos assuntos debatidos nas reuniões semanais e que preocupa os gestores da área foi à escassez dos equipamentos de proteção individual (EPI), tendo em vista que são utensílios necessários e indispensáveis para o enfrentamento da pandemia. “Atualmente há uma carência expressiva de máscaras, aventais e outros equipamentos de proteção, bem como seus preços sofreram uma indexação significativa”, pontua Jackson Arpini, membro do comitê.

 Nesse sentido foi analisado o repasse desse valor ao hospital regional e referência para o Sistema Único de Saúde e para casos de COVID – 19, considerando que os estoques estão críticos, o que pode comprometer a assistência. O valor repassado será utilizado para confecção de 75 mil máscaras cirúrgicas e 12.650 aventais em material indicado e apropriado para essa finalidade e irá suprir a carência dos Hospitais. A produção a nível local, além de regularizar os estoques, possibilitará um enorme economia, considerando que os valores praticados no mercado apontam um crescimento absurdo.

O presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, enaltece a iniciativa do Poder Judiciário que possibilitou, a partir dos repasses das Comarcas, a constituição do fundo de reserva. O repasse ao hospital de referência contou com a anuência da associação e vem ao encontro das necessidades atuais dos serviços de saúde. “Precisamos estar irmanados nesse momento para que as ações sejam efetivas, eficazes e eficientes. O cenário é preocupante e a união de esforços se mostra relevante nesse período em que atravessamos uma pandemia”, argumenta o presidente da AMAU, Mário.

destaque