Entre os dias 22 e 24 de agosto, Erechim sediou o Primeiro Seminário Internacional do Observatório do Rio Uruguai. O evento foi realizado no Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e teve como principal objetivo fomentar a rede entre pesquisadores e gestores na área de recursos hídricos, buscando a preservação das águas da bacia hidrográfica transfronteiriça do Rio Uruguai.
Estiveram presentes nesta quinta-feira, 24, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, representando a AMAU; o prefeito de Gaurama, Leandro Puton, o secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira; o diretor da UFFS, professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, deputados e parlamentares gaúchos, catarinenses e do Uruguai, além de gestores públicos e representantes das entidades e instituições participantes.
Os encontros proporcionaram sistematizar trabalhos científicos com foco na preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Uruguai; promover a integração entre pesquisadores, gestores e players inseridos na pesquisa e na gestão dos recursos hídricos no Brasil/Argentina/Uruguai, além de fomentar o diálogo entre as diferentes esferas do poder público dos três países com vistas à divulgação dos trabalhos já efetuados pelo Observatório das águas do Rio Uruguai.
Para o prefeito de Erechim, essas atividades são fundamentais para a manutenção dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente. “A preservação e a conservação dos recursos naturais são um dos pilares do desenvolvimento sustentável, em conjunto com os pilares econômico e social. Além disso, temos em mãos um dos maiores tesouros deste século e, em contrapartida, a difícil tarefa de preservá-lo. Os recursos hídricos também estão diretamente ligados a quase todas as atividades humanas, como econômicas, a exemplo da produção agrícola e em indústrias. Por isso, a gestão do uso da água é importante para garantir o seu uso sustentável, garantindo abastecimento para todos os setores e para as futuras gerações”, disse o prefeito Paulo Polis.
O prefeito de Ponte Petra, Josiel Griseli, representando a AMAU, salienta que o foco do evento foi extremamente importante, pois debateu e discutiu ações dos recursos hídricos: “o objetivo principal é formar um comitê federal, que possa trabalhar ações mais concretas e integradas, e não isoladas sobre o tema da água”.
Em sua fala, o prefeito Griseli repassou as experiências a nível de Alto Uruguai, após um levantamento com os municípios, no uso e conservação da água, ressaltando os problemas causados pela estiagem que vem castigando os municípios nos últimos anos, além de demonstrar as ações que estão desenvolvidas de forma contínua, com o objetivo de obtenção de resultados a médio e longo prazo, finalizou o prefeito.
Por Assessoria de Comunicação