Na última sexta-feira, 12, no Salão de Eventos do Pólo de Cultura, aconteceu jantar festivo dos 105 anos da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e o pré-lançamento da aguardada Frinape 2024.
O evento foi conduzido pelo presidente Darlan Dalla Roza e foi marcado por dois momentos distintos: primeiro, a celebração do aniversário e homenagem aos ex-presidentes em reconhecimento à trajetória da entidade; em seguida, foram reveladas as novidades e expectativas para a Frinape 2024.
A ACCIE, é a mais antiga entidade de classe do município, nasceu há mais de um século, como um ambicioso projeto de representação dos interesses econômicos, sociais e políticos dos comerciantes e industriais de Erechim no início do século XX. Fundada apenas um ano após a emancipação político-administrativa da cidade, a entidade desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do município ao longo dos anos.
Um dos maiores legados da ACCIE é a Frinape, a Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim, considerada a maior mostra empresarial e cultural do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. Desde sua primeira edição, em 1966, a Frinape tem sido um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agronegócio, tecnologia, ciência, gastronomia, arte e cultura, contribuindo significativamente para a valorização e divulgação dos potenciais da região, além de impulsionar o desenvolvimento regional. Nesse ano será realizada de 14 a 24 de novembro. Outras feiras setoriais e eventos culturais também fazem parte dos objetivos da entidade
Além da Frinape, a ACCIE se destaca pela promoção de diversas feiras setoriais e eventos culturais, consolidando seu compromisso com a dinamização econômica e cultural da região. Esses eventos proporcionam oportunidades únicas para empresas de diferentes setores apresentarem seus produtos e serviços, além de fomentarem o intercâmbio entre os participantes e estimularem a economia local.
O Pólo de Cultura é uma marca na história da entidade e de Erechim, ostentando uma estrutura imponente e sendo considerado uma das maiores construções do Estado na área da cultura. Tombado como patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul, o prédio representa o compromisso da ACCIE com a preservação e promoção da cultura regional.
O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que é vice-presidente da Famurs, representou a AMAU no evento: “São 105 anos de história desta grande entidade, a Accie, que reúne empreendedores corajosos, que transformam nossa região, gerando empregos, desenvolvimento econômico e social. Também tem atuado ao lado dos municípios para cada vez mais buscarmos fortalecer e conquistarmos as obras tão sonhadas para avançarmos cada dia mais em qualidade de vida do nosso querido Alto Uruguai”, relatou Arruda.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, em seu discurso falou do momento que Erechim vive e a importância do empresariado para a geração de emprego e renda.
Por Assessoria de Comunicação