O MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária instalou um Gabinete Itinerante para dar efetividade ao Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio no Rio Grande do Sul. Este Gabinete esteve em Erechim nesta terça-feira, dia 30 de julho, quando reuniu no auditório da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) prefeitos e representantes do poder público para ouvir as necessidades locais.
O presidente da Amau e prefeito de Gaurama Leandro Marcio Puton participou do encontro. Ele agradeceu a presença do Ministério na região uma vez que dessa forma, as demandas possam ser ouvidas prontamente. Disse que muito dos estragos causados pelas fortes chuvas de maio, e que afetaram os municípios da região especialmente na destruição das estradas, foram amenizados com recursos próprios, pois eram urgentes. Salientou que o governo federal precisa investir nas pessoas e isso se dá através de investimentos em políticas públicas. “Mesmo que tenhamos menor impacto se comparado com as cidades com enchentes, a nossa agricultura precisa sim de recursos e atenção do Ministério”, disse Leandro.
No Alto Uruguai, o Gabinete Itinerante está visitando os municípios de Erechim, Três Arroios e os que estão em calamidade: Barra do Rio Azul, Ponte Preta e Severiano de Almeida. Ele foi estruturado nos seguintes eixos de atuação: Estradas Vicinais – Defesa Agropecuária – Assistência Técnica e Extensão Rural – Insumos agropecuários – Financiamento ao setor agropecuário – Seguro Rural – Monitoramento e Comercialização de safra – Reparação de instalações físicas do MAPA – Estratégia de comunicação e integração institucional – Transparência e controle social.
O encontro também contou com a presença do coordenador da equipe do Gabinete Itinerante na região e diretor substituto do departamento de inovação para agropecuária da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, César Simas Teles – do diretor da UFFS Campus Erechim, Luís Fernando Santos Correa da Silva – do assessor técnico especializado do gabinete da Superintendência Federal da Agricultura e Pecuária do RS, Leonardo Toss – do gerente adjunto da Emater Regional Erechim, Laerth Gresele Suszek e do representante da Embrapa, Adalberto Miura.
Por assessoria de comunicação