AMAU e Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus distribuem máscaras cirúrgicas

     Uma das ações deliberadas pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU foi à aquisição de 16 mil unidades de máscaras cirúrgicas, para serem distribuídas às Secretarias de Saúde da área de abrangência da AMAU e da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.

        A aquisição foi realizada por intermédio do CIRAU – Consórcio Intermunicipal do Alto Uruguai, a um custo de R$ 1,58 por unidade, mediante cotação de preços de vários fornecedores. Além das máscaras para uso dos profissionais, equipes de apoio e pacientes suspeitos, o comitê regional adquiriu testes rápidos e álcool glicerinado 80%, como medidas de auxílio ao enfrentamento do novo coronavírus, que também serão distribuídos na área de abrangência da associação.

     Os valores utilizados para aquisição dos equipamentos e insumos são originários do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, que foi constituído para essa finalidade, com recursos oriundos do Poder Judiciário, em especial das Comarcas de Gaurama, Erechim e São Valentim, no montante de R$ 314.965,18.

         Até o momento um dos entraves enfrentados pela região é o suprimento de equipamentos individuais de proteção (EPIs) e insumos indispensáveis as ações de enfrentamento da epidemia. “A união de esforços ganha força nesse momento de preocupação e atenção que assola o mundo, face à pandemia do novo coronavírus. Estamos trabalhando regionalmente para minimizar a situação da pandemia”, pontua o presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron.

         O comitê é composto por secretários de Saúde, COSEMS, hospitais regionais (FHSTE, HCE, Unimed Erechim, Centro Hospitalar Santa Mônica), 11ª CRS, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil/Força Voluntária, Hospinorte, AMAU e técnico da secretaria municipal de Saúde de Erechim.

      Para Jackson Arpini, integrante do comitê regional, “as ações visam, nesse momento, suprir os estoques das secretarias e hospitais, no propósito de dotar as casas de saúde das condições necessárias e indispensáveis para o enfrentamento do novo coronavírus. Nossas ações têm caráter regional, para ampliar a efetividade”, pontua o integrante.