Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI participaram recentemente de uma atividade interdisciplinar inovadora: um Júri Simulado sobre os benefícios e malefícios da radioatividade. A iniciativa envolveu as disciplinas de Redação, com a professora Vanessa Collet, e de Química, com a professora Raquel Brusco Machado.
Durante o julgamento simulado, os alunos dividiram-se em grupos que representaram defesa e acusação, argumentando com base em pesquisas científicas, dados históricos e aplicações reais da radioatividade na saúde, na energia e no meio ambiente. O objetivo foi debater um tema de grande relevância social e científica e também desenvolver competências essenciais no Ensino Médio.
Em Redação, os estudantes foram desafiados a produzir um texto dissertativo-argumentativo, utilizando os argumentos do júri como base para sua produção escrita, trabalhando técnicas de persuasão, coesão e coerência textual, além do exercício da dicção, da capacidade de falar em público, de se expressar adequadamente. Já em Química, a atividade teve como foco a verificação da veracidade das informações científicas apresentadas durante o julgamento, promovendo o pensamento crítico e a habilidade de avaliar dados técnicos.
Segundo a Professora Vanessa, “foi uma experiência enriquecedora, porque os alunos puderam sair do papel passivo e assumir o protagonismo do conhecimento. O júri favoreceu tanto a expressão oral quanto a construção de argumentos sólidos e fundamentados”, destacou. A professora Raquel complementou: “Eles se envolveram muito com os dados científicos e buscaram entender os riscos e as potencialidades da radioatividade com responsabilidade”.
O projeto reforça o compromisso da Escola com uma educação interdisciplinar, ativa e reflexiva, formando alunos preparados para pensar criticamente e comunicar-se de forma ética e consciente.
Por Ascom URI Erechim