Agropecuária e serviços salvam o PIB gaúcho em 2023

PIB do estado cresceu 1,7% no ano, apresentando recuperação frente à forte queda de 2022.

A atividade econômica do Rio Grande do Sul voltou a crescer em 2022. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Departamento de Economia e Estatística, órgão ligado à secretaria de Planejamento do estado. O valor do PIB atingiu o valor de R$ 640.299 bilhões, representando 5,90% da economia brasileira.

O crescimento de 1,7% não segue o mesmo padrão para os vários setores que compõem os dados avaliados. Destacam-se positivamente a agropecuária, que mesmo sofrendo com estiagem no início e fortes chuvas no decorrer da safra, cresceu 16,3%. Os serviços também desempenharam positivamente, com 2,7% de crescimento. A indústria foi o destaque negativo do período, com queda de 4%.

O desempenho geral do estado fica abaixo do país, que chegou a 2,9%. Apesar da agropecuária e dos serviços ficarem acima da média nacional, (16,1% x 15,1% e 2,7% x 2,4% respectivamente), a indústria gaúcha apresentou desempenho inverso à brasileira (-4% x 1,6%), fazendo com que a economia estadual ficasse abaixo do desempenho do país.

agropecuáriaindústriaPIBserviços