Muitos produtores do Alto Uruguai têm buscado as atividades voltadas às agroindústrias para agregar renda aos produtos e, assim, ter uma alternativa para se manter no campo com mais renda e qualidade de vida. Neste sentido, mais um grupo de produtores está recebendo o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), “Sabor Gaúcho”. Nesta quarta-feira (29/09), as agroindústrias do município de Áurea: Petzhold, voltada à produção de queijo e bebidas lácteas, e Ionczik, que atua com produtos minimamente processados como mandioca descascada, milho, espaguete de cenoura, entre outros itens, receberam os certificados. O programa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) é executado pela Emater/RS-Ascar.
A entrega aconteceu no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Áurea com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, do engenheiro agrônomo e extensionista rural, Carlos Alberto Angonese, da coordenadora regional de Agricultura em Erechim (Seapdr), Magali Angelina Salame, e dos extensionistas rurais Dibartolomei Zorzanello e Ligia Wencelewski. A cerimônia ocorreu respeitando todos os protocolos exigidos durante a pandemia do novo coronavírus.
Na ocasião, Tonello parabenizou os produtores e lembrou que há o incentivo do governo do Estado e da assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar na elaboração dos projetos e organização das agroindústrias. A coordenadora regional da Agricultura, Magali Salame reafirmou a importância desta política pública como forma de agregar valor ao produto e manter as famílias e os jovens no campo. Jonas Ionczik e Ademir Petzhold, proprietários das agroindústrias que receberam os certificados, agradeceram a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura, lembrando que para superar as dificuldades surgidas ao longo dos anos de atividade, passaram por qualificações e cursos em busca do desafio de atender à legislação. A produção das duas agroindústrias é comercializada em Erechim.
Programa da região do Alto Uruguai
A região do Alto Uruguai tem 139 agroindústrias inclusas Peaf. No momento, outras estão em processo de formalização. Com previsão de mais sete adesões até o final do ano, o número passará para 146 agroindústrias. De acordo com o engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese, houve um incremento de 12,3% em relação ao ano passado. “Nossa tradição no
beneficiamento artesanal e a busca por agregar valor às matérias-primas são as justificativas para o crescimento da atividade”, avalia Angonese.