A 1a edição do Protagoniza Agro lotou, praticamente, o Salão de Eventos do Polo de Cultura, no Parque da ACCIE, em Erechim, na manhã desta quinta-feira (22). O seminário trouxe referências no setor agrícola e na geopolítica brasileira que compartilharam muitas informações, análises, apresentaram os desafios atuais e para as próximas gerações, mostraram a força, importância e as oportunidades do setor agrícola, que é fundamental para o desenvolvimento social e econômico e o futuro do Brasil. O seminário é uma promoção do Sindicato Rural de Erechim e da Comissão Jovem do sindicato e faz parte da programação da Fenagro e da Frinape 2024.
Na abertura, estavam presentes, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o presidente do Sindicato Rural de Erechim, Alan André Tormen, presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Erechim, Jéssica Loch, superintendente do SENAR do RS, Eduardo Condorelli, presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, coordenador da Fenagro, Abraão Safro, agricultores, lideranças públicas e privadas, representantes de empresas, entidades, estudantes, público em geral e imprensa.
Sindicato Rural de Erechim
O presidente do Sindicato Rural de Erechim, Alan André Tormen, ressaltou que o foco do seminário é a difusão de informações geopolíticas do setor, técnicas e de gestão. “Não existe o Brasil urbano e rural, existe um só Brasil. Todos precisamos uns dos outros”, afirma Alan.
Comissão Jovem
“Somos trazidos até aqui movidos por boas ideias e busca por novos conhecimentos. O agronegócio é força motriz que faz girar muitos outros setores da economia, não somente do setor alimentício, mas indústria e comércio, insumos e maquinários, gerando milhares de empregos diretos e indiretos”, afirma a presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Erechim, Jéssica Loch.
Fenagro
“É uma honra que um evento desta magnitude ocorra na programação da nossa Frinape. Importante que todos saibam que a ACCIE também é o fórum do agronegócio”, afirma o coordenador da Fenagro, Abraão Safro.
ACCIE
O presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, parabenizou a todos pelo belo evento e pela organização tê-lo trazido para dentro da Frinape. “A Frinape é uma grande feira e ficou ainda maior com o Protagoniza Agro. Fico feliz de ver uma mescla de pessoas experientes e jovens e isso garante o futuro do agro, porque é fundamental para o Brasil e para o mundo. A cada cinco pratos de refeição servidos no mundo, um é do Brasil. Sem o agro não existe alimento, e sem alimento não existe vida”, destaca Darlan.
SENAR
“O que se faz nesta região, a partir da agricultura e pecuária, aqui realizada, contribui com a sociedade urbana de maneira umbilical, contagia todo o Estado do RS e o país. Não há, em hipótese alguma, programa social de distribuição de renda mais eficaz do que a geração de postos de trabalho bem remunerados. E é isso que o nosso segmento faz”, ressalta o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli.
Prefeito
O prefeito, Paulo Polis, deus as boas-vindas e agradeceu a todos os presentes no evento e a Capital da Amizade e do Desenvolvimento. “A Frinape é um catálogo dos serviços e produtos que Erechim e o Alto Uruguai gaúcho produzem. E Erechim e a Frinape tinham que ser o berço do Protagoniza Agro. O nosso diferencial em relação ao mundo, na minha modesta opinião, é sim a produção, industrialização, comercialização e exportação dos nossos alimentos”, observa o prefeito Polis.
O prefeito questiona e responde como se faz para ser mais produtivo. “Qualificando mais os nossos produtos, não podemos enviar, simplesmente, os nossos produtos in natura para o mundo. O nosso diferencial tem que ser cada vez mais o agro. E fico muito feliz, de uma maneira muito singela, por sermos os protagonistas desta diferença. E é fundamental que os jovens, as nossas entidades, compreendam que o agro é o farol de desenvolvimento pro Brasil e pro mundo”, afirma Polis.
Por Ascom