Agricultor perde os dois braços ao tentar desentupir máquina de silagem no RS

Um agricultor de 57 anos sofreu um grave acidente ao tentar desentupir uma máquina colhedora de silagem no último sábado (4), em São Roque, zona rural de Jóia. Eloir Antônio Menegazzi estava acompanhado do filho, de 20 anos, no momento em que teve os dois braços amputados pelo equipamento.

Segundo relatos do irmão da vítima, a máquina usada para processar milho ficou obstruída por palha. “Por descuido ou bobeira, ele tentou mexer em alguma palha, e os facões do rolo puxaram as mãos e os braços dele. O erro foi não ter desligado completamente a máquina antes de intervir”, afirmou.

Com os braços presos no equipamento, Eloir precisou ser socorrido pelo filho, que rapidamente desligou a máquina e desmontou as correntes para liberar o pai. O motorista do caminhão que transportava a silagem também ajudou no resgate. A vítima foi retirada consciente e levada ao Hospital de Clínicas de Ijuí, onde passou por cirurgia.

A família Menegazzi é responsável pela produção de silagem para alimentar 60 vacas em lactação. Esse processo consiste em triturar o milho com uma máquina chamada ensiladeira e, em seguida, compactar o material em silos para armazenamento e distribuição ao longo do ano.

De acordo com especialistas, acidentes envolvendo ensiladeiras são comuns, especialmente devido à alta velocidade ou ao acúmulo de material no equipamento. No caso de Eloir, ele tentou desobstruir a máquina ainda em funcionamento, o que provocou o acidente.

O agricultor permaneceu três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora se recupera no quarto, ainda sem previsão de alta. Segundo a família, Eloir apresenta boa evolução clínica. O caso não foi registrado como boletim de ocorrência.

Fonte: G1RS