AGER multa a Aegea/Corsan por falhas no abastecimento de água em Erechim

Valor de três multas é de R$ 50 mil reais. Há alguns meses, outras multas já tinham sido aplicadas à empresa

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (AGER) notificou, nesta quinta-feira (20), a empresa responsável pelo abastecimento de água em Erechim, Aegea/Corsan, após constatar falhas graves no fornecimento do serviço durante os dias 4, 5, 6, 12, 13, 14, 17, 18 e 19 de março de 2025. Diversos bairros da cidade como Agrícola, Presidente Vargas, Bandeirantes, Três Vendas, Consoladora, Koller, Boa Vista, Paiol Grande e Frinape, ficaram sem água por períodos superiores a seis horas, causando transtornos à população.

A AGER identificou três infrações graves: a falta de comunicação imediata à agência sobre as interrupções no abastecimento, a ineficácia das ações previstas no Plano de Contingência e Emergência do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Erechim e a falha em garantir o fornecimento de água durante os dias críticos. Como resultado, a empresa recebeu três multas no valor de R$ 50.000,00.

O presidente interino da AGER, Edgar Radeski, destacou que a agência está sempre empenhada em acompanhar as necessidades da população e garantir o cumprimento das obrigações por parte da concessionária. “Estamos atentos às demandas da população e ao que a concessionária deve executar em nossa cidade para garantir um abastecimento de água eficiente e contínuo. Infelizmente, neste caso, tivemos falhas graves que não podem ser toleradas”, afirmou.

De acordo com a AGER, a empresa não cumpriu com as obrigações contratuais e regulatórias, deixando de informar adequadamente sobre os problemas e de adotar medidas eficazes para minimizar os impactos à população. A agência reforçou que a falta de água por períodos prolongados é inaceitável e que medidas rigorosas serão tomadas para garantir a qualidade e a continuidade do serviço.

Impacto para população

A população de Erechim, que enfrentou dias de dificuldades, espera que a Aegea/Corsan tome as providências necessárias para evitar novos desabastecimentos.

A AGER, que há alguns meses já havia aplicado outras multas na empresa, vai apertar ainda mais a fiscalização nas as ações corretivas e preventivas a serem implementadas pela empresa.

As reclamações da população podem ser encaminhadas para AGER no telefone (54) 3321-6501, WhatsApp (54) 99149-3554 ou e-mail ager@erechim.rs.gov.br. A autarquia está localizada na Rua Pedro Alvares Cabral, 876 – Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

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