Na manhã desta segunda-feira (31), o vereador e suplente de Deputado Federal. Anacleto Zanella (PT), concedeu entrevista à Rádio Cultura para analisar a vitória do Lula e falar sobre o seu futuro. Quando questionado se poderia vir a assumir a câmara federal já que existe a possibilidade dos deputados, Paulo Pimenta e Maria do Rosário, assumirem um ministério, disse: “Acho muito difícil assumir como deputado, já que o Lula deverá fazer um governo não voltado só para o PT. No entanto, tenho certeza que o Pimenta será ministro, mas a Maria do Rosário acho um pouco difícil. Acredito que um dia vou assumir, nem que seja por um determinado tempo”.
Também indagamos sobre o percentual de petistas que votaram em Eduardo Leite. ” Acredito que cerca de 90 % do partido votou no Leite. Foi um voto crítico, porque temos algumas divergência com relação ao seu governo, mas é um governo que podemos sentar e dialogar tranquilamente. O PT será oposição ao governo Leite”, enalteceu Zanella.
Na minha opinião, o maior adversário do Anacleto Zanella para assumir um cargo é o Edegar Pretto, que foi candidato a governador pelo PT. Pretto pode vir a ocupar o lugar da Maria do Rosário e com isso, o Anacleto ficaria na primeira suplência da bancada do PT gaúcho.