Ações realizadas pela Emater/RS-Ascar na área de armazenagem na propriedade são compartilhadas com a Epagri

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Carlos Alberto Angonese palestrou no Extensilo, evento promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na quarta-feira (28/02), realizado no município Rio do Oeste (SC), no Alto do Vale Itajaí. O evento teve como objetivo divulgar a importância da armazenagem na propriedade, através do uso do silo secador e reuniu 170 participantes.

Angonese discorreu sobre o trabalho que a Emater/RS-Ascar executa na atividade, desde o planejamento da unidade armazenadora, passando pelos projetos do silo e de crédito, acompanhamento da construção e, posteriormente, no manejo dos grãos. Ele chamou atenção, principalmente para as recomendações técnicas quanto ao manejo do silo do secador no processo de secagem dos grãos e na conservação da qualidade dos grãos ao longo do tempo. Também destacou o grande número de produtores no evento, bem como os resultados obtidos com os silos secadores relatados pelas famílias Fabisciaki e Bonin durante a programação.

O tema também foi abordado pelo extensionista do Escritório Municipal da Epagri de Rio do Oeste, Enni Bittencourt, que tem divulgado a armazenagem na propriedade no município. No evento, os produtores Anderson Fabisciaki, de Rio do Oeste, e Ademir Bonin, de Mirim Doce, relataram as experiências de suas famílias com a armazenagem na propriedade.

A família Bonin, com quatro irmãos, cultiva quase 200 hectares de arroz e atualmente armazena mais de 11 mil sacas do cereal na propriedade, a partir de dois silos secadores construídos com projeto elaborado em parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Epagri. Ademir Bonin relatou que a qualidade dos grãos após 16 meses de armazenagem surpreendeu a todos, principalmente os compradores. O produtor Anderson Fabisciaki, igualmente contou estar feliz com a atividade e com o resultado da armazenagem na propriedade. Ambos manifestaram estarem felizes com os resultados obtidos no processo de secagem armazenagem de grãos na propriedade. Angonese observou que o produtor Anderson pretende construir um novo silo, para que tenha grão para produção rações durante o ano inteiro.

O coordenador regional do projeto Grãos da Epagri na região do Alto Vale do Itajaí, engenheiro agrônomo Ricieri Verde destacou a importância da parceria das instituições dos dois estados a partir da cedência de uso do programa de cálculo de dimensionamento de silos Armazenater e do curso que os extensionistas gaúchos ministraram para os da Epagri, que já produziram resultados significativos, beneficiando 264 propriedades familiares de SC, abrigando 318 mil sacas de grãos.

“O crescimento na atividade e o excelente retorno que os agricultores que já investiram na atividade estão dando têm chamando a atenção das autoridades estaduais e municipais, no sentido de estabelecer programas de incentivo à secagem e armazenagem na propriedade”, poutou Angonese. Neste sentido, o representante do secretário Estadual de Agricultura de Santa Catarina no evento, Osvaldo Vieira dos Santos, buscou informações referentes aos custos das unidades armazenadoras e seus benefícios, no sentido de que a Secretaria de Estado produza um documento que justifique um programa de fomento à secagem armazenagem de grãos na propriedade.

Reunião Técnica

Nesta quinta-feira (29/02), o extensionista Carlos Alberto Angonese participa de uma reunião técnica, no Centro de Treinamento de Agronômica da Epagri, com a equipe de extensionistas da instituição do estado vizinho que atua na área de armazenagem de grãos visando compartilhar conhecimentos, experiências, discutir e tirar dúvidas sobre a elaboração de projetos, aspectos construtivos e manejo dos silos secadores na secagem dos grãos e no período posterior, que visa a conservação dos grãos.

A armazenagem de grãos é uma das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) executadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e que também realiza programas do Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim